Confusão entre fascistas e socialistas tem mortes na Itália

Confusão entre fascistas e socialistas tem mortes na Itália

Correio do Povo do dia 30 de janeiro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

O movimento fascista prosperava na Itália.

publicidade

A luta entre nacionalistas e socialistas na Itália

Roma, 29 - Communicam de Cecina que o conselho municipal socialista resolvera retirar de uma das paredes do palacio municipal dali a placa commemorativa dos mortos na guerra. Os fascistas durante a noite, collocaram a placa numa praça publica de onde aquelle conselho resolveu tambem retiral-a. O conselho fez solemnisar o acontecimento com a gréve geral. Ao chegarem a Cecina, os fascistas de Livorno, quando passavam diante da Camara de Trabalho, foram recebidos com vivas ao rei, levantados calorosamente pelos socialistas, que simultaneamente dispararam tiros de revólver. Houve, em consequencia, mortos e feridos graves. O procedimento dos socialistas provocou em Piza e Florença viva agitação. Os fascistas decidiram responder á violencia com a violencia. Assaltaram elles o jornal socialista “Difesa”destruindo as machinas e incendiando o edificio. Os socialistas proclamaram gréve geral.

DIVERSAS

Exposição de fructas - Inaugurar-se-á, hoje, no arrabalde da Vila Nova, a exposição de fructas, principalmente de uvas. Este acto realisar-se-á ás 10 horas, havendo para este certamen o mais franco enthusiasmo. Concorrerão ao mesmo agricultores não só de Villa Nova, como da Tristeza, Gloria, Theresopolis e outros arrabaldes visinhos. A commissão, que muito se tem esforçado para o seu exito, escolheu para local de sua realisação o edificio da cooperativa que, para tal fim, foi convenientemente preparado. Inaugurada a exposição, será a mesma franqueada ao publico, hoje e amanhã, havendo á noite, illuminação electrica, concerto por uma banda de musica e outras diversões. Nos dois dias, do fim da linha de Theresopolis até a Villa Nova, correrão tres autos-omnibus. O producto da exposição será em beneficio das obras da capella que se está construindo em Villa Nova.

Donativos - As emprezas cinematographicas desta capital, nos entregaram doações de 200$000, para a Santa Casa de Misericordia e 100$000, para o Asylo Padre Cacique.

TELEGRAMMAS

Reunião dos exportadores de madeira

Realizou-se, hontem, em Passo Fundo, a annunciada reunião dos exportadores de madeiras e demais productos daquelle municipio e de Erechim. Na reunião trataram elles da elaboração de um extenso memorial a ser dirigido ao presidente do Estado. A este memorial será, igualmente, annexado um estudo comparativo entre as antigas e novas tarifas da Viação Ferrea, pelas quaes ficou provada a impossibilidade de poderem acompanhar o mercado do Estado do Paraná, caso não sejam concedidos abatimentos nas mesmas.

Homenagem aos heroes obscuros mortos na guerra

Paris, 29 - Foi feita, hoje, a trasladação do corpo do soldado desconhecido, que, por occasião da celebração do 2º anniversario do armisticio, fôra depositado no Pantheon, e agora, foi definitivamente inhumado em um tumulo construido em baixo do Arco do Triumpho.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

 O dia 30 de janeiro na história

1859 - Surge a primeira linha de bondes puxados a burro, para o Alto da Boa Vista, no Rio de Janeiro. 
1912 - Nasce o compositor Herivelto Martins. 
1933 - Hitler é nomeado chanceler do Terceiro Reich. 
1938 - General Francisco Franco constitui o seu primeiro governo. 
1980 - Manifesto de criação do Partido dos Trabalhadores (PT).

O dia 31 de janeiro na história

1946 - Eurico Gaspar Dutra é o primeiro presidente da República a tomar posse fardado.
1951 - Getúlio Dornelles Vargas toma posse na presidência da República e anuncia seu Ministério. 
1958 - Estados Unidos enviam foguete a Júpiter. 
1971 - Berlim Ocidental e Oriental restabelecem ligações telefônicas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895