Congresso Nacional aprova emenda que autoriza o Governo Federal a prolongar sua estrada de ferro

Congresso Nacional aprova emenda que autoriza o Governo Federal a prolongar sua estrada de ferro

Correio do Povo do dia 7 de janeiro de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

As bacias carboníferas tinham o prolongamento das ferrovias ampliadas.

publicidade

Construcção de ramaes ferreos 

O Congresso Nacional approvou uma emenda autorisando o governo federal a contractar a construcção e o arrendamento, com a Companhia Estrada de Ferro e Minas de S.Jeronymo; do prolongamento da sua estrada de ferro, do kilometro 22 até attingir as bacias carboniferas e as de minerio e gesso e outras na direcção da serra do Herval e com de 190 kilometros, de accordo com os estudos definitivos e plantas feitas nessa extensão e approvadas pelos decretos ns. 883, de 30 de maio de 1892, e 389, de 6 de maio de 1893, tudo no regimen do decreto n. 12.478, e 23 de maio de 1917, que autorisou o contracto da Estrada de Ferro de Tubarão á Ararangua, para servir as minas de carvão de Araranguá.

DIVERSAS

Construcção de um quartel em Cacequy - O dr. Armando Victorino Prates, intendente do municipio de São Vicente e o coronel Oscar Barcellos, chefe da commissão constructora de quarteis neste Estado, estiveram em Cacequy, onde escolheram, definitivamente o terreno para alojamento de um batalhão de engenharia. O terreno escolhido mede nove mil metros quadrados, tendo sido o mesmo doado pelo capitalista sr. Marcellino de Oliveira, residente em S. Francisco de Assis, cujo gesto tem sido muito elogiado. A construcção do quartel será atacada sem demora, devendo ser inaugurado no dia 15 de novembro do corrente anno. 

Jardim Zoologico - Sabemos que embreve será raberto á visita publica este antigo centro de diversões, situado no arrabalde do Menino Deus. O Jardim Zoologico apresentar-se-á completamente reformado, podendo offerecer aos seus frequentadores, além de commodidade, varias diversões. 

Nova casa de saude - O dr. Vicente de Modena, que acaba de concluir o curso pela Faculdade de Medicina nesta capital, vae abrir uma casa de saude em Santa Thereza, séde do 5º districto de Bento Gonçalves. O novo estabelecimento será montado obedecendo todos os preceitos da hygiene e dispondo de material de cirurgião completo vindo do Rio de Janeiro.

TELEGRAMMAS

Roque Callage

Rio Pardo, 5 - Acha-se nesta cidade o escriptor Roque Callage, que realizará, domingo proximo, no Club Litterario e Recreativo, uma conferencia sobre “A alma heroica da mulher”. O autor do “Rincão” tem sido muito visitado e cercado de muitas attenções de seus amigos. 

Exames de candidatos a reservista

Viamão, 6 - Terminaram, hoje, os exames dos candidatos a reservista do Tiro de Guerra local. Os examinandos em numero de 66, foram todos approvados, sendo 38 com distincção, 27 plenamente e 1 simplesmente. A directoria do 346 e o sargento-instructor Theoulo Roberto Bonet têm recebido muitos cumprimentos pelo brilhante resultado dos exames. A commissão examinadora foi saudada pelo sr. Mario Sica, secretario do Tiro, respondendo em agradecimento, o 1º tenente Tancredo Gomes Ribeiro. Juramento á bandeira será no domingo proximo.

O preço da carne 

Santa Maria, 6 - Todos os açougueiros da cidade baixaram o preço da carne para $800 o kilo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 7 de janeiro na história

1846 - A comitiva do imperador Pedro II chega a Cachoeira do Sul. 
1856 - Funda-se a Sociedade Musical Porto-Alegrense, sob a direção do maestro Joaquim José de Mendanha. 
1910 - Palácio Real de Atenas é destruído por incêndio.
1979 - Vietnã invade o Cambodja e depõe Pol Pot. 
2000 - Morre o apresentador de TV J. Silvestre. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895