Continua o Congresso Socialista na Itália

Continua o Congresso Socialista na Itália

Correio do Povo do dia 19 de janeiro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A opinião pública estava atenta para a influência de Moscou no Congresso.

publicidade

O Congresso Socialista de Livorno

Roma, 18 - O dicurso pronunciado no Congresso socialista do Livorno pelo sr. Baratono, representante da direcção do partido socialista, contra o requisitorio lido pelo sr. Kabenec, occupou muitas horas. O criador esforçou-se por demonstrar que o programma e o espirito do partido socialista italiano não estavam em contradição com os principios e os methodos proclamados pela Terceira Internacional; a unica divergencia era a opportunidade da sua applicação de harmonia com as condições particulares da Italia. Foi grande a emoção quando o sr. Kamenec declarou que o fim immediato do socialismo era impellir o proletariado para uma revolução violenta. A opinião publica segue com interesse os acontecimentos, não por interesse doutrinario, mas porque quer ver se o dictador de Moscou conseguirá impôr a sua autoridade a um paiz extrangeiro, para o que aliás não tem evitado servir-se de todos os meios.

DIVERSAS

Porto do Rio Grande - A direcção geral do porto e barra do Rio Grande, está estudando os meios de aproveitar as áreas que separam, uns dos outros, os armazens da primeira linhado cáes do novo porto. É ideia ali predominante da construcção de galpões completamente fechados, ligando os armazens existentes, para nelles armazenar-se carga grossa, com cimento, ferro, sal em sacos e a granel.

Os heroes da Laguna e de Dourados - A commissão que, no Rio de Janeiro está promovendo a erecção de um monumento aos heroes da Laguna, recebeu a adhesão do esculptor paraguayao Francisco Almeida, o qual se offerece para erguer um monumento na localidade de Pontaporã e que será constituido por duas figuras: uma representando o heroe da Laguna e outra a Republica. O monumento está orçado em sessenta contos de réis, empenhando-se a população em obter os recursos para a realisação da ideia.

Limpeza da cidade - O intendente de Pelotas, dr. Pedro Luiz Osorio, determinou á 1ª directoria da Intendencia Municipal dali o augmento de pessoal para o serviço da limpeza publica. alem do serviço nocturno da limpeza com as vassouras mechanicas, que vão ser augmentadas com mais outra, já encommendada, o pessoal diurno das vassouras e carroças foi tambem augmentado, tendo para isso organisado um programma a ser executado.

Dividendo - A Companhia Fabril Porto-Alegrense está pagando dividendo, á razão de 15% ao anno.

TELEGRAMMAS

Raid de automovel

Encruzilhada, 18 - Passou ante-hontem , ás 11 horas, por aqui, com destino a Caçapava, numa baratinha “Dodger” o sr. Pelegrin Figueira, propagandista dos autos “Dodger”.

Desmembramento de uma zona do municipio

S. Francisco de Paula, 18 - Varios membros das commissões do segundo, quinto e setimo districtos , os quaes mostram-se contrarios a annexação dos mesmos districtos a Caxias. Argumentam elles, com o fundamento de, ser pesadissima a tributação daquelle municipio em confronto com a deste. Basta citar o imposto denominado de estradas o mais generalizado, o qual é aqui de seis mil réis por familia, ao passo que em Caxias eleva-se a quarenta e cinco mil réis. Os habitantes da Fazenda Souza, no 5º districto, offerecem mais forte opposição ao seu desmembramento, devido a produzir, annualmente, setenta mil duzias de taboas. Aqui o tributo total dessa producção é, apenas de quinze contos de réis, emquanto que, no caso de pertencer ao visinho municipio teriam que pagar, devido ao alto imposto de exportação, cerca de setenta contos. Continua a propaganda de annexação.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de janeiro na história

1932 - Renascimento do Partido Republicano Paulista. 
1942 - Nasce a cantora Nara Leão.
1958 - Morre o marechal Cândido Rondon. 
1966 - Indira Gandhi torna-se a primeira-ministra da Índia.
1979 - Figueiredo indica Francelino Pereira para presidente da Arena. 
1982 - Morre aos 36 anos a cantora Elis Regina.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895