Continua trabalho de modernização em Itaqui

Continua trabalho de modernização em Itaqui

Correio do Povo do dia 17 de fevereiro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A prefeitura de Itaqui projetou melhorias nas principais vias do município.

publicidade

Itaquy

Continuam os trabalhos de obras de melhoramentos materiaes, mandados executar pela actual administração municipal. As estradas de rodagem do municipio já têm melhoramentos num raio de 10 léguas, raio que compreende os logares denominados Passo de Santa Maria e Ibicuhy; estrada que leva ao Recreio e estrada do Passo do Silvestre. A estrada de rodagem que liga Itaqui a S. Borja tem algumas fontes que não offerecem segurança pelo máo estado em que se acham. Os reparos, porém, de que precisam essas pontes serão brevemente iniciados. O projeto e orçamento dos melhoramentos naquellas pontes serão feitos pelos drs. Antonio Monteiro e Arthur Schilling, que se offereceram os excutar gratuitamente. Na cidade ha uma turma permanente, que faz a desobstrucção das sargetas, limpeza das ruas, etc.

DIVERSAS

O movimento de bondes nos dias de carnaval - O movimento de passageiros nos bondes no Domingo da Pinhata foi extraordinario tendo esse serviço se prolongado até ás 3 1/2 horas da madrugada. Os bondes da Companhia Força e Luz fizeram 976 viagens, transportando 76.498 passageiros. As rendas das passagens attingiram a mais de 15 contos de réis.

Objectos perdidos - Pelo sr. Francisco Antonio Antenolfi, foram depositados na gerencia desta folha, alguns papeis, pertencentes ao sr. Arnaldo Lemos da Silva. Entregamos um bocal de instrumento ao sargento José Borges de Souza. - O sr. A. Cavalcanti depositou, nesta folha, um lenço de mão encontrado por aquelle cavalheiro em um bonde da linha Independencia.

Reclamações - Moradores da rua Christovam Colombo, nas proximidades da rua Santo Antônio, pedem-nos reclamemos a quem de direito, contra actos attentatórios á moral publica, praticados por desoccupados que se agglomeram no local da abertura da ultima daquellas vias publicas, em prolongamento para a rua Voluntarios da Patria.

Monumento ao general Osorio - A commissão pró-monumento ao general Osorio resolveu dirigir um apello aos brasileiros domiciliados no Prata. Aproveitando a viagem para ali do general reformado José Luiz Rodrigues da Silva, membro da commissão, delegou-lhe poderes no sentido de elle se entender com os nossos patricios ali domiciliados.

TELEGRAMMAS

A Xarqueada Caxiense e a proxima matança

Vaccaria, 16 - Regressaram de Caxias os srs. dr. Paim Filho e José Bueno, membros do conselho fiscal da Xarqueada Caxiense. Informam esses cavalheiros que a matança ficou assentada para 26 do corrente, devendo seguir daqui tropas de 300 bois, de dois em dois dias. Serão compradores em nome da xarqueada os irmãos França e Vidal Guerreiro. Reina geral contentamento entre os invernadores, que esperam melhor situação.

Construcção de barragens

Bagé, 16 - Acha-se nesta cidade o dr. Adriano Saldanha, engenheiro civil, residente no Rio, e que vem aqui assignar contrato com a muncipalidade para a construcção de barragens no Pirahysinho.

A construcção de um grande hotel

S. Paulo, 16 - Já foram iniciados os trabalhos para a construcção de um grande hotel que será situado no começo da futura avenida Santa Ephigenia junto ao viaducto do mesmo nome. Esse hotel terá 7 andares e será dotado de todos requisitos modernos exigidos para estabelecimentos desse genero, devendo estar funccionando em setembro de 1922.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 17 de fevereiro na história

1909 - Morre Jerônimo, chefe apache, líder da resistência indígena nos Estados Unidos.
1941 - Nasce o jornalista e político Fernando Gabeira.
1973 - Morre o compositor e instrumentista Pixinguinha.
1986 - Incêndio no edifício Andorinha, no RJ, causa 21 mortes. 
1997 - Morre o antropólogo e político Darcy Ribeiro. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895