Contrabando de gado do Uruguai preocupa pecuaristas de Bagé

Contrabando de gado do Uruguai preocupa pecuaristas de Bagé

Correio do Povo do dia 20 de abril de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O contrabando de gado do Uruguai promovia uma concorrência desleal.

publicidade

A situação da pecuaria - O contrabando de gados do Uruguay

Bagé, 19 - Os fazendeiros deste municipio, em desespero por não poderem vender seus gados, em vista da concorrencia desleal dos gados contrabandeados do Uruguay, mandarão emissarios aos fazendeiros de D. Pedrito, Lavras e S. Gabriel, pedindo solidariedade no sentido de se dirigirem ao delegado fiscal afim de obter medidas que reprimam o contrabando, que lhes está dando grande prejuizo, dada a crise afflictiva por que está passando a pecuaria rio-grandense. A Associação Rural desta cidade tem pedido, ha mais de um mez, ao delegado fiscal, medidas nesse sentido. Hoje foi iniciada a matança de uma tropa de gado no saladeiro San Martin. 

DIVERSAS

Ponte sobre o Gravatahy - Tendo sido concluida a construcção da ponte que o governo do Estado mandou construir sobre o rio Gravatahy, no passo da Cachoeira, na estrada de rodagem que liga esta capital ás villas de Gravatahy, Santo Antonio da Patrulha, Conceição do Arroio, e Torres, foi a mesma ponte entregue, ha pouco, ao transito publico. A referida ponte é de superstructura de ferro, com estrado de madeira assente sobre dois encontros de alvenaria de apparelho. O fornecimento da viga metallica foi feito pelos Estabelecimentos Daydé, da França, offerecendo a resistencia sufficiente para dar passagem a vehiculos até 12 toneladas de peso.

Objecto perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha: tres molhos de chaves, encontrados respecivamente, ás ruas dos Andradas e 7 de Setembro e á bordo do vapor “Maroim”, uma chave encontrada pelo sr. Joel Azambuja. Entregamos a d. Elfrida Dihel, uma corrente de ouro, com medalha. 

Uma linha de navegação aerea - Procedente do Rio de Janeiro encontra-se na cidade de Santa Maria o tenente aviador Pacheco Chaves, que viaja escolhendo campos para “aterrissagem” destinados á linha de navegação aerea que o governo federal pretende inaugurar em setembro ligando a Capital Federal a este Estado. 

TELEGRAMMAS

Torneio Initium

Livramento, 19 - Realizou-se domingo o Torneio Initium da Liga Santannense de Foot-Ball. Concorreram o Gremio Santannense, o Armour F. B.C., o S. C. Guarany e o S. C. Rio Grandense. Devido á falta de tempo, não terminaram as partidas dos 1ºs teams, ficando o resultado empatado entre o Gremio e o Rio Grandense, No proximo dia 21 haverá o desempate. No jogo dos 2ºs teams saiu vencedora a equipe do Gremio. No dia 24 do corrente, será disputado o Torneio Initium da Associação Desportiva Santannense. Concorrerão o S. C. Sul Brasil, o S. C. Independente e o S. C. 14 de julho. 

Senador Carlos Barbosa

Arroio Grande, 19 - Passou hoje por aqui, com destino a essa capital, o senador Carlos Barbosa, acompanhado de sua familia. Durante o pouco tempo que permaneceu nesta cidade o senador Carlos Barbosa foi muito visitado.

General Randon

Alegrete, 18 - Após ter visitado diversas estancias deste municipio, seguiu para Uruguayana o general Candido Rondon. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de abril na história

1745 - Nasce Philippe Pinel, que revolucionou o tratamento psiquiátrico.
1968 - O jornal O Estado de São Paulo é alvo de bomba.
1969 - Morre o músico Ataulfo Alves. 
1971 - A Skol lança a primeira cerveja em lata no Brasil.
1988 - Os Estados Unidos pedem desculpas ao Japão pela bomba atômica.
1997 - Índio pataxó morre ao ser queimado por jovens em Brasília.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895