Corpo de Conde d'Eu chega ao Rio de Janeiro

Corpo de Conde d'Eu chega ao Rio de Janeiro

Correio do Povo do dia 2 de setembro de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Chegada do corpo do conde d’Eu à Igreja da Cruz dos Militares, no RJ.

publicidade

O fallecimento do conde d’Eu - Foram desembarcados os despojos do principe e conduzidos para a Igreja da Cruz dos Militares

Rio, 31 - O corpo do conde d’Eu embalsamado, desembarcou ás 18 horas e foi collocado em carro funebre de 1ª classe por marinheiros nacionaes. Na Avenida, porem, o povo retirou o esquife, que pesa trezentos kilos, conduzindo-o á mão até á egreja da Cruz dos Militares, onde foi recebido pela irmandade e encommendado pelo capellão. O corpo será exposto de manhã em diante numa sala especialmente preparada, celebrando-se ahi a missa de corpo presente. Estima-se na egreja a viuva do principe d. Luiz e seus filhos. As exequias serão feitas a expensas da irmandade, da qual conde d’Eu era irmão numero um, por ser o mais antigo. 

DIVERSAS

O regimento interno da Bibliotheca Publica - O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, por acto de hontem, approvou o regimento interno da Bibliotheca Publica. 

Mudança da séde de um municipio - Noticiaram, ha dias, os nossos telegrammas, que os moradores de Tapes, iam dirigir um memorial ao Conselho Municipal de Dores do Camaquam, pedindo que a séde do mesmo, que é localisada na villa do mesmo nome, fosse transferida para aquella localidade. Agora, ao que sabemos, moradores da villa de Dores de Camaquam e de seus arredores, resolveram dirigir um memorial ao referido conselho, solicitando que não se faça a transferencia da séde do municipio da localidade onde se acha ha muitos annos. Allegam os signatarios do memorial, que são em numero de 700, todos eleitores do municipio, que é inopportuna esta medida, porque não consulta ás conveniencias geraes da população. Accrescenta que, já ha dez annos, esses mesmos elementos tentaram fazer a mudança da séde do municipio para Tapes, o que levou o governo do Estado a mandar proceder a um plebiscito, que deu em resultado manifestarem-se mais de dois terços do eleitorado, pela localisação da séde onde está actualmente. O governo do Estado vae enviar para ali um emissario para ouvir as duas partes. 

TELEGRAMAS

As commemorações do centenario em São Paulo

S. Paulo, 1 - Na manhã de 7 de setembro, o presidente do Estado com suas casa civil e militar acompanhado dos secretarios, do Interior, Justiça, Agricultura e Fazenda irá a Ypiranga, assistir á formatura dos escoteiros da 1ª região de ensino. Ahi formarão tambem tropas disponiveis da força publica, em numero superior a 2000 homens. Escoteiros e soldados cantarão hymnos e canções patrioticas, acompanhados pela banda da força publica, sob a regencia do maestro capitão Antão Fernandes. O presidente seguirá para a Avenida Paulista, afim de assistir á inauguração do monumento a Olavo Bilac. A cortina que encobre o monumento será descerrada pelos senhores Washington Luiz e Alarico Silveira. Nessa occasião, as tropas do exercito e da força publica, escoteiros e alumnos das escolas publicas e particulares, cantarão hymnos e canções patrioticas. O presidente seguirá para Santos, afim de assistir á inauguração do monumento aos Andradas, no edificio da bolsa official do café.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de setembro na história

1938 - Itália decide que judeus com cidadania após 1919 devem deixar o país. 
1939 - Getúlio Vargas declara que o Brasil se mantém neutro na II Guerra.
1980 - Ouro Preto é declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
1992 - Leonel Brizola defende a renúncia de Fernando Collor de Mello.
1993 - Morre o político Bocaiúva Cunha. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895