Crise de abastecimento de carvão se agrava na Inglaterra

Crise de abastecimento de carvão se agrava na Inglaterra

Correio do Povo do dia 6 de abril de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O movimento dos mineiros aumentava a crise do carvão na Inglaterra.

publicidade

A questão do carvão - A situação é considerada grave

Londres, 5 - Noticias de diversas fontes parecem indicar a probabilidade de que amanhã se realize uma reunião dos delegados ferro-viarios, os quaes decidirão apoiar os mineiros. A Federação Regional dos Mineiros do Valle do Rhonddha decidiu que o seu pessoal, compreendendo directores e empregados de escriptorio, deve cessar o trabalho nas minas de carvão. Uma grande força de policia chegou ás minas de carvão de Bowhill Kelty, para proteger os operarios que permanecem fieis. As inundações augmentam nos poços das minas de Fifeshire, considerando-se inevitavel a destruição dos mesmos. Na Camara dos Comuns, o primeiro ministro sr. Lloyd George, leu uma mensagem real, reconhecendo que o paiz atravessa neste momento uma situação excepcional. Os jornaes expõem o grave desenvolvimento que vae tomar a crise carbonifera.

DIVERSAS

O imposto sobre a renda - O imposto sobre a renda, recentemente creado para o corrente exercicio, como sóe acontecer com toda e qualquer nova lei, tem creado, para a sua fiel execução, uma serie quase que infindavel de difficuldades. Ora são uns, que não sabem se são ou não attingidos pelo mesmo, ora apparecem outros que ignoram como devem agir para cumprir um determinado artigo do decreto que creou o alludido imposto. assim é que, após a data deste decreto, os funccionarios das repartições federaes não tem tido mãos a medir para responder a todas as informações que quase diariamente lhe são dirigidas. O nosso companheiro de trabalho sr. Francisco de Paula Job, no intuito de, na medida do possivel, sanar taes impecillios, confeccionou auxiliado pelo sr. Salvador Capparelli, ex-agente fiscal interino dos impostos de consumo neste Estado, um folheto acerca do imposto sobre a renda. Este folheto que será brevemente exposto á venda, contém varias informações de utilidade para as pessoas sobre as quaes incide o novo “onus”, modelos de requerimento de inscripção e de recolhimento do imposto e soluções de consultas feitas pelos interessados, alem da transcripção, na integra, do regulamento que baixou com o decreto que o creou.

Os cartazes - Apezar das constantes reclamações que tem sido feitas pela imprensa, não cessa a collocação de cartazes-reclames em paredes de predios.

TELEGRAMMAS

A peste bovina em S. Paulo - A prohibição da entrada do nosso gado no Uruguay

Livramento, 5 - O ministro das Industrias do Uruguay telegraphou ao cônsul do seu paiz aqui, avisando-o que está terminantemente prohibida a importação na visinha Republica, de gados e seus productos, bem como de machinas agricolas procedentes do Brasil, sob o pretexto da peste bovina, que está grassando em S. Paulo. Os interessados estão geralmente alarmados com a noticia dessa prohibição, que vem aggravar a crise em que ja se debatia a nossa industria pastoril. 

A peste bovina S. Paulo, 5 - O “Correio Paulistano” publica hoje um communicado da secretaria da Agricultura historiando tudo quanto tem havido desde janeiro, quando foi registrado o primeiro caso de peste bovina. Segundo essa folha, pode-se considerar o terrivel mal circumscripto em via de extincção, tal a energia e eficacia com que o governo tem agido.

Monumento a Olavo Bilac S. Paulo, 5 - Continuam os trabalhos dos academicos no sentido de levantar um monumento a Olavo Bilac. Esse monumento será erigido na Av. Paulista.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de abril na história

1820 - Criação dos Correios por meio de um decreto. 
1921 - Nasce a atriz Cacilda Becker. 
1930 - Gandhi inicia campanha contra o colonialismo britânico na Índia.
1933 - Termina a polêmica “Lei Seca”, nos Estados Unidos.
1965 - Final do primeiro festival de MPB.
1992 - Morre o escritor de ficção Isaac Asimov.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895