Cronistas parlamentares se declaram em greve e tumulto se instaura em Roma

Cronistas parlamentares se declaram em greve e tumulto se instaura em Roma

Correio do Povo do dia 26 de novembro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Bancada fascista no parlamento italiano pregava censura à imprensa.

publicidade

Os successos da Itália - Declararam-se em gréve os chronistas parlamentares, cuja entrada na Camara fora prohibida - Houve numerosos feridos

Roma, 25 - Em protesto contra a decisão do presidente da Camara, sr. de Nicola, prohibindo a entrada de jornalistas nas dependencias do parlamento, os chronistas parlamentares declararam-se, em gréve, não assisitindo aos trabalhos. Na occasião em que os jornalistas deixavam seu protesto, deu-se um incidente provocado pela policia e de consequencias verdadeiramente lamentaveis. Uma multidão de tuberculosos da guerra que ia levar suas queixas ao Parlamento foi dissolvida pelos guardas reaes, causando grande tumulto, em que tomaram parte saliente os jornalistas. Durante a luta foi morto o redactor de um jornal.

DIVERSAS

Recenseamento da população do municipio de Porto Alegre - Conforme noticiámos reuniram-se ante-hontem em uma das salas da Intendencia Municipal os agentes recenceadores da população do municipio de Porto Alegre, que por ordem do intendente se vae realizar. O respectivo chefe desse serviço sr. Olympio de Azevedo Lima discorreu longamente da fórma pela qual desejava que fosse executado esse trabalho, recommendando o maximo cuidado e cortezia para com os habitantes desta capital. A cidade foi dividida em zonas tocando a cada recenseador um certo numero de ruas. De 3 em 3 zonas foi designado um fiscal, o qual é responsavel pelo serviço de seus agentes, sendo obrigados tres vezes por semana a apresentarem uma parte das occurrencias que se derem, assignando tambem o resumo dos trabalhos quando forem apresentados como promptos. Além dos serviços de fiscalisação prestados por esses funccionarios, o sr. Azevedo Lima, percorrerá diariamente as zonas providenciando no que for necessario. Occupa esse trabalho approximadamente, inclusive os districtos ruraes, cerca de 200 empregados.

Associação Christã de Moços - Passa, hoje, o 20º aniversario da installação da Associação Christã de Moços, que nesse espaço de tempo, tem prestado relevantes serviços á mocidade.

TELEGRAMMAS

Monumento a Olavo Bilac

S. Paulo, 25 - É esperado em breve o monumento em bronze a Olavo Bilac e que será erigido na Avenida Paulista. O monumento, trabalho do esculptor Zadig, foi fundido em Copenhague, onde foi muito apreciado, principalmente pelo principe Eugenio da Suecia, que ali esteve expressamente para vel-o.

A fabricação de cerveja para fins medicinais 

Washington, 24 - O presidente Harding assignou decreto prohibindo o fabrico da cerveja mesmo para fins medicinaes, o que havia sido permittido depois da lei que prohibiu a fabricação e venda de bebidas alcoolicas nos Estados Unidos.

É grave o estado do imperador do Japão 

Tokio, 25 - Aggravou-se o estado do imperador Yoshihito. Em consequencia disso o principe herdeiro Hiroito foi nomeado. 

Gréve dos empregados em bondes

Bruxelas, 25 - A gréve dos empregados dos bondes que aqui se declarou foi motivada por terem sido dispensados seis empregados. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de novembro na história

1930 - Criação do Ministério do Trabalho, com Lindolpho Collor no comando da pasta. 
1939 - Nasce a cantora norte-americana Tina Turner.
1942 - Estreia do filme “Casablanca”, de Michael Curtiz. 
1964 - O governador de Goiás, Mauro Borges, é deposto. 
1993 - Morre o ator e comediante Grande Otelo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895