Cruz Vermelha da Itália almeja distribuir alimentos e medicamentos ao sul da Rússia como auxílio

Cruz Vermelha da Itália almeja distribuir alimentos e medicamentos ao sul da Rússia como auxílio

Correio do Povo do dia 29 dezembro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Cruz Vermelha da Itália socorreu as vítimas da peste e da fome na Rússia.

publicidade

O problema russo - Os soccorros da Italia aos famintos russos

Roma, 28 - O sr. Worouski, chefe da delegação commercial russa, assignou com o presidente da Cruz Vermelha da Italia uma convenção para soccorer a Russia assolada pela fome e pela peste. A missão italiana de soccorro instalará cosinhas economicas e armazens para distribuição de viveres e medicamentos em uma cidade do sul da Russia. A missão, que deve partir em principios de fevereiro, fornecerá alimentos a 16.000 pessoas, inclusive a 4.000 crianças. Os medicamentos serão fornecidos pelo governo da Italia que tambem dará 6 milhões de liras no primeiro semestre e tomará a si os encargos de transporte para a distribuição dos alimentos.

DIVERSAS

Illuminação electrica - Trata-se de dotar de illuminãção electrica a villa de Cacimbinhas. Afim de fazer um estudo para a installação de uma usina electrica que corresponda ás necessidades da villa, esteve ali o dr. W. Frick, engenheiro da casa Bromberg, de Pelotas. 

O tratado de extradição entre o Brasil e o Uruguay - Acaba de ser effectivada, no Ministerio das Relações Exteriores do Uruguay, em Montevidéo, a cerimonia da assignatura do Protocolo Addicional do Tratado de Extradicção Brasileiro-Uruguayo. O dr. Luiz Guimarães, ministro do Brasil junto ao governo do Uruguay, foi á chancellaria de Estado, acompanhado pelo pessoal da legação, sendo recebido com as honras protocollares pelo dr. Buero, ministro do Exterior do Uruguay. Depois da leitura do documento, os ministros Buero e Guimarães firmaram o protocollo, sendo muito felicitados. O convenio brasileiroúruguayo trará vantagens para ambos os paizes, aperfeiçoando o tratado de extradição celebrado no dia 27 de dezembro, entre o Brasil e o Uruguay, e que se acha actualmente em vigor.

Viação Ferrea - O presidente do Estado, o secretario das Obras Publicas e e o director da Viação Ferrea, têm estado em conferencias a prposito da revisão das tarifas e da consolidação dos contractos da Viação.

TELEGRAMMAS

A construcção de grandes hoteis em São Paulo 

S. Paulo, 28 - A Companhia de Grandes Hoteis recolheu á Recebedoria de Rendas a quantia de 77 contos de reis proveniente do imposto de transmissão sobre 11.200 contos, preço por que comprou os immoveis situados na explanada do Theatro Municipal onde está construindo um grande hotel. 

O Governo do Estado - O sr. Hercilio Luz passa o governo ao presidente do Congresso

Desimcompatibiliza-se, assim, para a proxima eleição 

Florianopolis, 28 - Afim de se desimcompatibilizarem-se para a proxima eleição de governador, o dr. Hercilio Luz passará sabbado o governo do Estado ao coronel Raulino Horn, presidente do Congresso Legislativo Catharinense. O sr. José Boiteux deixará a Secretaria do Interior indo para ella o sr. Abelardo Luz. O dr. Hercilio Luz irá, depois, a Poços de Caldas, visitando o dr. Arthur Bernardes. 

O regresso do sr. Angelo La Porta

Florianopolis, 28 - É esperado hoje, aqui, o sr. Angelo La Porta, que dahi partiu em automovel.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de dezembro na história

1903 - Nasce o pintor Cândido Portinari.
1979 - A URSS invade o Afeganistão.
1981 - Para cobrir o rombo da previdência, o presidente João Figueiredo aumenta as alíquotas de contribuição.
1989 - O intelectual Vaclav Ravel chega a presidência da Hungria. 
1990 - Morre o músico e radialista Paulo Tapajós.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895