Cruzador Rio Grande do Sul parte com destino à Ilha Grande

Cruzador Rio Grande do Sul parte com destino à Ilha Grande

Correio do Povo do dia 14 de dezembro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Cruzador Rio Grande do Sul.

publicidade

As proximas manobras navaes 

Afim de tomar parte nos exercicios que vão realizar-se proximamente na Ilha Grande, deixará este porto, por estes dias, seguindo para aquelle local, o cruzador Rio Grande do Sul. Os couraçados “São Paulo” e “Minas Geraes”e o contra torpedeiro “Piauhy”, que lá se acham, deverão estar de volta á 22 deste mez para as festas do Natal, devendo regressar áquellla ilha na mesma occasião. Ali, então, serão iniciadas as manobras navaes, ás quaes assistirão as mais altas autoridades navaes. O “Rio Grande do Sul”, terminados esses exercicios, seguirá directamente para os estaleiros de Glasgow, onde foi construido, afim de soffer os concertos de que necessita.

DIVERSAS

Moinho Porto Alegrense - Na Junta Commercial foi archivado, hontem, o contracto social da firma Chaves e Irmãos, que, com o capital de 1.500 contos de reis, explorará o commercio de moagem de cereaes. Dessa firma fazem parte os srs. Paulino de Almeida Chaves, Antonio Chaves Barcellos Filho e Ismael Chaves Barcellos. A firma Chaves e Irmãos é a proprietaria do “Moinho Porto Alegrense”, recentemente installado nesta capital, á rua Voluntarios da Patria e que já se acha funccionando, moendo trigo não só de procedencia nacional como extrangeira. 

O carvão nacional - Seguirá, hoje, para o sul do Estado, o rebocador “Rio Pardo”, da nossa Marinha de Guerra, que nessa viagem fará outra experiencia, queimando carvão das minas do sr. Ricardo Porto, situadas em S. Jeronymo. O combustivel dali extraido , é do afloramento, devendo, em breve, esse cavalheiro, extrair carvão em regular escala. 

Navegação portugueza - Os vapores da “Transporte do Estado Portuguez” estão fazendo as suas viagens para este Estado, trazendo muitos passageiros e carga. O transatlantico Porto em sua ultima viagem ao Rio Grande do Sul, trouxe, do Rio de Janeiro, para este Estado, nada menos que 140 passageiros. Outras viagens irão acontecer com o transporte de cargas.

TELEGRAMMAS

Conferencia litteraria 

Alfredo Chaves, 13 - Realizou-se, hontem, perante numerosa assistencia, a annunciada conferencia litteraria do escriptor patricio Roque Callage. O thema desenvolvido - “Alma heroica da mulher” - agradou intensamente, sendo a conferencia muito applaudida. A Roque Callage foi offerecido artistico ramalhete de flôres naturaes. Hoje, o autor do “Rincão” realizará nova conferencia sobre o thema “O Rio Grande do Sul Intellectual”.

Ensino ambulante de agricultura

Julio de Castilhos, 13 - O professor Celeste Gobbatto esteve, hontem, na séde do 4º districto, onde, em presença de grande numero de colonos, fez uma projecção sobre agricultura, ministrando ensinamentos sobre diversas culturas. Hoje, segue elle em visita á fazenda do dr Cypriano Mascarenhas, indo depois a outras fazendas. De regresso, o dr. Gobbatto fará aqui, no Club Felix da Cunha, uma conferencia sobre pecuaria e agricultura. O professor Gobbatto visitou o Posto Zootechnico, recebendo boa impressão do trabalho realizado naquelle local. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 14 de dezembro na história

1890 - Rui Barbosa propõe e a Constituinte aprova a destruição de todos os arquivos sobre a escravidão.
1906 - Submarino, o primeiro, é posto em serviço pela Alemanha. 
1923 - Acordo de Pedras Altas é assinado por Borges de Medeiros e Assis Brasil, terminando a revolução de 1923, entre chimangos e maragatos.
1995 - Fim da Guerra da Bósnia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895