Declaração de Getulio Vargas sobre o sr. Borges de Medeiros

Declaração de Getulio Vargas sobre o sr. Borges de Medeiros

Correio do Povo do dia 2 de junho de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Deputado Getúlio Vargas na defesa do governador Borges de Medeiros

publicidade

Politica rio-grandense - A situação no interior do Estado

Declarações do deputado Getulio Vargas 

Rio, 31 - A “Gazeta de Noticias” publica, em sua edição de hoje, o seguinte: “Conversando com um reporter politico na sala do cafe da Camara, o sr. Getulio Vargas teve as seguintes phrases: “Os senhores aqui, no Rio, formam uma idéa muito errada do modo de ser do sr. Borges de Medeiros. Todos o imaginam um homem violento e pessoal. Não ha tal. Visitei-o nas vesperas da minha partida para o Rio e elle mostrara-se de uma serenidade de animo que era a melhor prova de sua fortaleza moral e do seu espirito de decisão. Falamos a respeito da possibilidade de um accôrdo. Pensa que elle se mostra infenso a uma fórmula honesta que se consulte os superiores interesses do Estado? Nada disso, meu amigo. Elle está prompto a discutir essa fórmula. Apenas exige que os revolucionarios deponham, primeiramente, as armas, para depois entrar em confabulação. Nada mais justo. Não é? Elle não tem queixa do governo da União. Acha, apenas, que o poder central, si não tem auxiliado o governo do Estado, em compensação não tem procurado perturbar a sua acção. 

DIVERSAS 

A illuminação electrica municipal - A Intendencia Municipal desta capital mandou abrir concurrencia para o fornecimento de materiaes necessarios ao augmento da capacidade da usina electrica, não só com o fim de melhorar a actual illuminação, como ampliar mais a potencialidade daquelle departamento municipal. Por ser julgada mais vantajosa, depois de estudada por uma commissão de technicos, foi aceita a da Sociedade de Motores Deutz. Otto Limitada, da Allemanha, representada nesta capital pelo dr. Jorge Ohaus. 

Constituição da Italia - Amanhã, passa mais um anniversario da promulgação da Constituição da Italia, motivo por que se conservarão embandeirados, durante o dia, o consulado desse paiz e as sociedades italianas aqui existentes. O cav. Maximo Goffredo, consul, das 10 ás 12 horas, receberá amanhã, no consulado os seus compatriotas e aquelles que desejarem ir cumprimental-o pela passagem desta data. Os reservistas italianos aqui residentes e que tomaram parte na ultima guerra européa, irão incorporados ao monumento de José e Annita Garibaldi, levantado na praça de mesmo nome, afim de depositar flôres e, em seguida, ao consulado, afim de cumprimentar o cav. Maximo Goiffredo. O ponto de reunião dos reservistas será ás 9 horas na rua Riachuelo, n. 192. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense 

Nova invasão de uruguayos 

Bagé, 1 - “O Dever” jornal situacionista local, em sua edição de hoje desmente a noticia afixada hontem, pelo “Correio do Sul”, orgão opposicionista, em seu placard annunciando que se daria em breve nova invasão de uruguayos, ao mando de Apparicio Chico, irmão de Nepomuceno Saraiva. Diz o jornal situacionista que isso foi um ardil de que lançou mão o “Correio do Sul” para mascarar o abatimento dos opposicionistas em face de novas derrotas soffridas pelas forças de Honorio Lemos e Estacio Azambuja. E escreve, a seguir, aquella folha que não se verificou, nem se verificará invasão alguma de uruguayos para reforçar as columnas republicanas, que estão defendendo a legalidade. Termina o “Dever”
defendendo Nepomuceno Saraiva e justificando sua incorporação ás forças do governo. Por sua vez, tratando do caso em sua edição de hoje, o “Correio do Sul” reproduz a noticia affixada hontem e já enviada e termina reproduzindo dados sobre a vinda de Apparicio Chico. 

A grafia da época está 

preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 2 de junho na história

1882 - Morre Giuseppe Garibaldi, conhecido como o “herói de dois mundos”. 
1903 - Inauguração do bonde elétrico de Ipanema. 
1946 - Proclamação da República da Itália.
1953 - Coroação da Rainha Elizabeth II. 
1988 - Constituinte fixa em cinco anos o mandato de Sarney. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895