Deputado João Simplício defende Borges de Medeiros de acusações de ligação com a Revolta do Forte

Deputado João Simplício defende Borges de Medeiros de acusações de ligação com a Revolta do Forte

Correio do Povo do dia 12 de julho de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O dr. Borges de Medeiros não apoiou o levante do Forte de Copacabana.

publicidade

A attitude do Rio Grande em face dos ultimos acontecimentos 

Rio, 10 - O deputado gaúcho João Simplicio falou na sessão de hontem da Camara, defendendo o dr. Borges de Medeiros das accusações feitas, contestando que o presidente do Rio Grande tenha tido qualquer interferencia no levante militar do dia 5. O orador disse que o passado do seu chefe não autorisa a ninguem, em tempo algum, a fazer-lhe a accusação de solidariedade com a desordem. O seu passado, como chefe de um partido, que sempre esteve ao lado da Constituição, e, portanto, da legalidade, como defensor das instituições, não admittindo o dr. Borges de Medeiros de accusal-o de pregar a revolução. São os ensinamentos que veem desde Julio de Castilhos e com elles se tem mantido. 

DIVERSAS 

Viagens entre Conceição do Arroio e Estacio - Attendendo á conveniencia e regularidade dos transportes entre Conceição do Arroio e Torres, a Secretaria das Obras Publicas do Estado mandou restabelecer, provisoriamente, as duas viagens redondas por mez, feitas por um vapor de passageiros, com uma chata a reboque para carga, entre os portos supra mencionados, escalando pelos de “Três Cachoeiras”, “Tres Forquilhas”, “Guerreiro”, “Lageado” e “Serafim”. Essas viagens serão realisadas em combinação com as do vapor da firma Dreher, Silveira e Moogen, que navega entre esta Porto Alegre e Palmares. O vapor destinado a fazer as viagens alludidas, entre Conceição do Arroio e o Porto do Estacio, partirá daquelle porto na primeira e terceira sextas-feiras de cada mez e deste, nos domingos immediatos. Para commodidade dos passageiros, facilidade e rapidez dos transportes, o trem da via ferrea esperará em Palmares o vapor da firma referida em Conceição do Arroio o regresso do vapor do Estacio que aguardará por seu turno, a chegada do trem, afim de regressar para esse porto. Entendeu-se a Diretoria da Viação Fluvial do Estado com a citada firma para que o seu vapor espere sempre em Palmares, em seu regresso a Porto Alegre, a chegada do trem da via ferrea de Conceição do Arroio. 

TELEGRAMMAS

Reorganisação de uma banda musical 

Estrella, 11 - Com louvavel intuito, alguns membros da antiga directoria da banda musical Carlos Gomes, tratam de reorganisal-a.

Baile 

Encruzilhada, 11 - Realisar-se-á, hoje, á noite, o baile commemorativo do 19º anniversario da fundação do Club Encruzilhadense e da posse da nova directoria, cujo presidente é o dr. Mariano da Rocha. 

Os aviadores portuguezes em Santos

S. Paulo, 11 - Os aviadores portuguezes Sacadura Cabral e Gago Coutinho partiram hontem para a cidade de Santos, recebendo, naquella cidade, uma significativa homenagem. Por occasião da visita dos aviadores portuguezes, á cidade de Santos, deram-se varios tumultos entre a multidão que se apinhava no largo onde está situada a estação da Companhia de Estrada de Ferro Ingleza e a força que estava encarregada do policiamento local. Durante os tumultos sairam feridas diversas pessoas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de julho na história

1904 - Nasce o escritor chileno Pablo Neruda. 
1917 - Greve geral em SP envolve conflito com barricadas e tiroteios. 
1922 - Alemanha pede moratória do pagamento das dívidas da I Guerra.
1933 - Ouro Preto é considerada Cidade Monumento Nacional. 
1990 - Morre na Itália, durante a Copa do Mundo, o jornalista esportivo e ex-técnico da seleção brasileira de futebol, João Saldanha. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895