Despedida do General Leonel Rocha aos revolucionários

Despedida do General Leonel Rocha aos revolucionários

Correio do Povo do dia 6 de janeiro de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

publicidade

Politica rio-grandense - A dissolução das forças revolucionarias da Palmeira

Santa Maria, 5 - A despedida do general revolucionario Leonel Rocha, aos seus commandados é concebida nos seguintes termos: “Camaradas: Chegou o momento de nos separarmos depois deste longo peregrinar em busca da sombra benefica da liberdade, onde desta hora em diante plantaremos a nossa tenda de trabalho pacificio e fecundo naquella marcha pelos envios e escabrosos caminhos que a guerra só é capaz de proporcionar. Soubemos com honra e gloria conquistar os direitos nossos ha mais de 30 annos conspurcados, mantendo sempre de pé, pairando bem alto, os brios e valores da nossa raça, que por nobres avoengos que jamais desmentidos foram, observemos a paz”.

DIVERSAS

Desastres ferroviarios - Houve, hontem, um desastre ferroviario, de consequencias graves. Assim, em demanda desta capital, vinha um trem especial procedente de Sant’Anna do Livramento e que se compunha de dois carros e uma locomotiva. Esse trem fôra organisado ali especialmente afim de transportar para essa capital, afim de serem recolhidos ao hospítal da Brigada Militar, dez soldados feridos pertencentes ao corpo provisorio de Livramento, o major Negrito Barrios, quatro enfermeiros e o dr. Pavão Martins, que como medico os vinha acompanhando. No kilometro 307, na entrada de Montenegro, o trem que vinha ao que parece, com grande velocidade, descarrillou, tombando a locomotiva e os carros. Deste desastre resultou sairem feridos, com certa gravidade, seis praças, o machinista Cyrillo da Silva e um dos enfermeiros, com fractura na perna esquerda, e o dr. Pavão Martins com pequenas contusões pelo corpo.

TELEGRAMMAS

Academia Catharinense de Letras

Florianopolis, 5 - Por unanimidade de votos, foi approvado, na sessão de hontem, o projecto mudando a denominação da Sociedade Litteraria Catharinense para a Academia Catharinense de Lettras, devendo proceder-se amanhã, á eleição da sua nova directoria e resolver sobre a vaga aberta pela recusa de uma proposta. A 15 do corrente, será recebido o sr. Gustavo Neves, que será saudado pelos srs Altino Flores e dr. Alberto Luz.

A situação na Allemanha

Sobem a mais de cento e cinquenta mil os metalurgicos em gréve

Berlim, 4 - Só nesta capital, o numero de operarios metallurgicos que se acham em gréve attingem a 150 mil. Os patrões das emprezas metallurgicas da Silesia insistem em manter o regime de dez horas de trabalho diario.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de janeiro na história

  • 1908 - Inicia a construção do Forte de Copacabana no Rio de Janeiro.

  • 1919 - Morre o político norte-americano Theodore Roosevelt.

  • 1927 - EUA invadem a Nicarágua.

  • 1958 - Nasce a atriz Cássia Kiss.

  • 1980 - Morre o ministro da Justiça Petrônio Portela.

  • 1993 - Morre o trumpetista norte-americano Dizzy Gillespie.

O dia 7 de janeiro na história

  • 1549 - Tomé de Souza instala o primeiro governo geral do Brasil.
  • 1865 - Na Guerra do Paraguai é criado o corpo de Voluntários da Pátria.
  • 1952 - Nasce o cantor Luiz Melodia.
  • 1956 - TSE confirma eleição de JK e Jango.
  • 1989 - Akihito torna-se imperador do Japão.
  • 2000 - Morre o apresentador de TV J. Silvestre.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895