Dez membros da delegação alemã desembarcam em Cannes para participar da Conferência

Dez membros da delegação alemã desembarcam em Cannes para participar da Conferência

Correio do Povo do dia 13 de janeiro de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Chegada das delegações dos países para a Conferência de Cannes.

publicidade

A Conferencia de Cannes 

Cannes, 11 - O sr. Briand parte para Paris esta noite, afim de prestar esclarecimentos sobre as negociações, regressando sexta-feira. Chegaram aqui o sr. Rathenau e mais dez membros da delegação allemã para tomar parte nas discussões da commissão de reparações ainda esta noite. 

Cannes, 11 - Partiu para Paris hoje á tarde o sr. Briand levando o texto do tratado anglo-francez. Sua partida repentina, teve por motivo o descontentamento que lavra entre os membros do gabinete e da Câmara franceza pelo andamento nas negociações da Conferencia do Conselho Supremo. Nos meios politicos de Paris fala-se na possibilidade de se realizar a eleição geral.

DIVERSAS

A ponte da Azenha e a revolução de 1835 - O dr. Eduardo Duarte acaba de dirigir ao major Xavier da Costa, presidente do Gremio Republicano Marcos de Andrade, que tem sua séde no 2º districto desta capital, um apello lembrando o levantamento junto á ponte da Azenha, de um obelisco, que recorde a revolução rio-grandense de 1835. Nas proximidades da ponte foi onde se feriu a primeira escaramuça para a entrada dos farroupilhas em Porto Alegre, sendo que as forças de 200 homens eram commandadas por Onofre Pires da Silveira. 

O centenario do 4º districto de Porto Alegre - Para eleição e posse da directoria que terá de dirigir os trabalhos relativos ás festas que se deverão effectuar no 4º districto, em commemoração á data da passagem do 1º centenario da nossa Independencia, reunir-se-á, terça-feira, ás 21 horas, no salão dos Gondoleiros, a commissão. 

Navegação no rio Jacuhy - Com as ultimas chuvas, o rio Jacuhy adquiriu novamente volume dágua sufficiente para a navegação entre o porto da cidade da Cachoeira e o de Porto Alegre, que estava interrompida, sendo feita escassamente, por embarcações pequenas. 

Apanhado por um automovel - Às 19 horas de hontem, deu-se, na praça 15 de Novembro, um desastre de automovel, saindo um homem ferido.

TELEGRAMMAS

Serviço telephonico 

Pelotas, 12 - A Companhia de Melhoramento e Resistencia inaugurárá por estes dias, o funccionamento dos apparelhos telephonicos. Ja foram installados 1.500 apparelhos.

A aviação no Brasil 

Rio, 12 - O presidente da Republica por decreto nº 4.436 de 30 de dezembro ultimo, sanccionou a resolução legislativa, que estabelece duas linhas de navegação aerea entre as cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre. A construcção dessas linhas deverá ser feita de maneira tal que possam ser inauguradas até setembro para figurar no programma do centenario da independencia. 

Instalação do parque de aviação em Santa Maria

Rio, 12 - O contingente encarregado de executar o traçado da linha aerea do interior chegou ante-hontem a Santa Maria. Acompanharam o contingente os mechanicos da missão franceza de aviação Leguesse, Gramant e Malkaud. Santa Maria, ponto central do Rio Grande do Sul. foi escolhida pelo governo para a construcção de um parque de aviação. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de janeiro na história

1937 - Criação do Museu Nacional de Belas Artes.
1941 - Morre o escritor James Joyce.
1972 - O brasileiro Mequinho torna-se o primeiro grande mestre internacional de xadrez. 
1992 - Nelson Piquet despede-se da Fórmula 1. 
1999 - Michael Jordan abandona o basquete pela segunda vez. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895