Discurso de Assis Brasil no congresso da oposição de São Gabriel

Discurso de Assis Brasil no congresso da oposição de São Gabriel

Correio do Povo do dia 17 de janeiro de 1924, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Assis Brasil discursando no encerramento do congresso da oposição

publicidade

Politica rio-grandense - Eco do congresso opposicionista em São Gabriel

S. Gabriel, 14 - O dr. Assis Brasil , encerrando o congresso da opposição aqui reunido, proferiu longo discurso. Começou o orador dizendo que não desejava agradecer os serviços prestados pelos congressistas na obra dignificante realisada, porque o agradecimento seria inutil e não encontraria guarida na reconhecida modestia dos srs. representantes. Todos vieram impulsionados, antes de tudo, por um grito angustioso da Patria. E a Patria que não pode viver sem o nosso concurso. E a Patria que reclama uma obra impessoal e grandiosa que a eleve e dignifique. Ha, entre nós, exclama, gente de todas as alturas sociaes de todas as origens de recantos da nossa terra, desde o trabalhador obscuro e pobre, mas nem por isso menos digno de ser portador de uma alma heroica e grandiosa.

DIVERSAS

Usina electrica de Bagé - Sabe-se que a usina electrica da cidade de Bagé vae ser vendida á uma firma de Montevidéo, estando já adeantadas as negociações.

O desfalque na Alfandega desta capital - Com relação ao desfalque verificado na Alfandega desta capital, varias têm sido as medidas tomadas pelo dr. Genulpho Freire, delegado fiscal, com o fim de acautelar os interesses da Fazenda. Hontem esteve elle em conferencia com o dr. Luiz Jose Sampaio, com o juiz federal, tratando do mesmo assumpto. Sabemos que o dr. Genulpho Freire, em vista do resultado das commissões de inquerito e balanço, que, como ja noticiamos, apuraram o desvio de mais de quatrocentos contos de reis, solicitou ao juiz federal providencias no sentido de serem conquistados os bens que porventura possua o sr. Joel Carlos Espindola, que servia como thesoureiro da mesma repartição e portanto, o responsavel pelo desfalque apurado. O sr. Joel, que se acha recolhido, preso, no quartel do 7º batalhão de caçadores, por ser official da 2ª linha, foi ha dias, intimado a entrar com a quantia desviada, o que não satisfez, motivo pelo qual o delegado fiscal tomou as providencias acima mencionadas. E seu advogado o dr. Vieira Pires, que tem acompanhado todos os pontos da questão.

TELEGRAMMAS

Novo jornal

S. Gabriel, 15 - Appareceu aqui o jornal “A Reacção” dirigido pelo sr. Apparicio Torelly. “A Reacção” é orgão da Junta Libertadora e apresenta-se com bastante noticiario.

Santa Catharina

Transporte de Carvão

Florianopolis, 16 - Noticia-se que foi feito o primeiro trem regular de carvão no ramal de Urussanga, inaugurando assim o trafego na zona sul do Estado.

A situação na Allemanha

Descoberta de um coplot - Já foi preso um dos implicados

Berlim, 16 - Noticiam que acaba de ser descoberto um “complot” contra a vida de von Kahl e dos generaes von Lussow e von Selct a fim de retardar o julgamento dos chefes da rebellião da Baviera, Hitler e Ludendorff. Já foi preso um dos implicados, por nome Thornann, o qual oppoz viva resistencia á prisão.

Collisão de vapores

Londres, 16 - Communicam de Igmuidon, na Holanda, que os paquetes “Buenos Aires” e “Salland” ficaram seriamente avariados em consequencia de uma collisão naquelle porto.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 17 de janeiro na história

  • 1890 - Rui Barbosa inicia a política do encilhamento.
  • 1893 - Instalação do Tribunal de Contas da União.
  • 1910 - Morre o abolicionista e diplomata Joaquim Nabuco.
  • 1920 - Entra em vigor a Lei Seca nos Estados Unidos.
  • 1973 - Morre a pintora Tarsila do Amaral.
  • 1994 - Terremoto mata 43 pessoas em Los Angeles.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895