Dr. Wirth, presidente do Conselho de Ministros, leu a declaração ministerial perante o Reichstag

Dr. Wirth, presidente do Conselho de Ministros, leu a declaração ministerial perante o Reichstag

Correio do Povo do dia 3 de junho de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O chanceler Joseph Wirth lendo a declaração ministerial no Reichstag.

publicidade

A Allemanha e os alliados 

Berlim, 2 - O dr. Wirth, presidente do Conselho de Ministros, proferiu, hontem, perante o Reichstag, longo discurso, lendo a declaração ministerial. Começou elle dizendo que o governo quer cumprir leal e conscientemente as obrigações assumidas e, por isso, tem a coragem de pedir ao povo allemão um esforço extremo. Relativamente ao desarmamento declarou o chanceller que dentro dos prazos, já expirados, foram tomadas medidas para entrega do excedente do material da Reichswehr e do desmantelamento das usinas de material de guerra não autorisadas a funccionar. Alem disso, a lei que prohibe a construcção de aviões e motores deve ser submettida ao Conselho do Imperio e a exportação de material aereo está prohibida.

DIVERSAS

José Garibaldi - Passou hontem, mais um anniversario da morte de José Garibaldi, cognominado o heróe dos dois mundos. A sociedade ‘Vittorio Emanuele II”, da qual era socio honorario, hasteou o seu pavilhão em funeral, em sua séde social. 

A constituição da Italia - Domingo proximo, passa mais um anniversario da promulgação da constituição da Italia. Nesse dia, pela manhã, na séde da “Vittorio Emanuele” II, haverá uma festa da qual participará o cav. Massimo Gofredo, consul daquelle paiz amigo. Á tarde, proseguirão as diversões, mas na séde do club “Duca degli Abbruzzi”. Este realizará regatas internas, corridas a pé e um torneio de jogo de bolas. Para todas estas festas, ha franco enthusiasmo. no seio da colonia italiana. 

Consumo de lenha - Consta ao “Tempo” do Rio Grande, que o governo do Estado, no proposito de evitar a devastação das nossas florestas, acaba de determinar que a Viação Ferrea só queime carvão nacional. 

Fabrica de tecidos - Anunciam de S. Sebastão do Cahy, que por estes dias um grupo de capitalistas daquella praça reunir-se-á para resolver a fundação de uma fabrica de tecidos de linho. Segundo o profissional que deverá dirigir os trabalhos, ás terras daquelle municipio prestam-se perfeitamente, para o plantio do linho.

TELEGRAMMAS

O problema da Russia

A nova orientação bolchevista

Riga, 2 - O governo letão recebeu informações mais ou menos semelhantes ás fornecidas ha dias pela Associated Press sobre o programa de Lenine, advogando a volta da democracia, constitucional, bem como a sua declaração confessando a falencia do bolchevismo. Não existe ainda, porém, nenhuma communicação de Lenine a respeito. Jornaes procedentes de Moscou, entretanto, deixam perceber que Lenine propoz o abandono de certos principios communistas no proprio interesse da collectividade proletaria. Outro facto que chamou a attenção foi que ha muito tempo não se nota nos orgãos bolchevistas uma ordem assignada por Trotsky, que sempre desempenhou um papel importantissimo no governo, o que parece confirmar que Trotsky e outros companheiros que advogam a manutenção integral das doutrinas communistas consentiram em não perturbar a acção de Lenine, deixando-lhe ampla liberdade. Indicado por Lenine, Kalessin occupará logar de destaque nos negocios russos. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de junho na história

1882 - A Câmara Municipal de Porto Alegre resgata a última apólice da dívida da construção do mercado da capital. 
1924 - Morre o escritor tcheco Franz Kafka.
1989 - Morre o líder religioso e político do Irã, Aiatolá Khomeini.
1992 - Abertura da Eco-92, conferencia internacional realizada no RJ.
1999 - Slobodan Milosevic declara fim da guerra do Kosovo.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895