Em manifesto a aliados, Assis Brasil repudia "despotismo" de Borges de Medeiros

Em manifesto a aliados, Assis Brasil repudia "despotismo" de Borges de Medeiros

Correio do Povo do dia 12 de dezembro de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Assis Brasil lançou um manifesto antes de seguir para o Rio de janeiro.

publicidade

A successão presidencial do Estado - Antes de partir para o Rio de Janeiro, o dr. Assis Brasil dirige um manifesto aos seus correligionarios 

“Aos meus amigos de dentro e fóra do Rio Grande - Sou forçado a partir para a capital da Republica, onde espero ter curta demora. Nova imposição do dever civico vem assim interromper o ligeiro repouso, depois de tantas fadigas, e o breve lapso de tempo consagrado ao lar. Desejo levar ao espirito de todos a convicção de que a maior força com que conto para a consagração final dos nossos ideaes da libertação da Patria Rio-Grandense - é precisamente essa espontanea solidariedade sem precedentes na nossa historia e sem probabilidade de ser jamais excedida em vigor e extensão. As intimidações, as violências, os assassinios, as derramas de votantes falsos e de cedulas apocryphas, o cynico abuso da elasticidade dos burgos podres, a ferocidade dos malfeitores e a triste corrupção de muitos juizes - nada pôde obumbrar a demonstração desta verdade, proclamada pelo Estado inteiro, - que Despotismo e a Dictadura são repudiados pelo Povo Rio-Grandense.” - Pedras Altas, 3 de dezembro de 1922. - J. F. de Assis Brasil. 

DIVERSAS 

Associação Rio Grandense de Imprensa - De accordo com resolução ultimamente tomada pela directoria desta Associação, foi a respectiva séde transferida da rua dos Andradas para o pavimento superior do novo edificio do Club Caixeiral, á rua Vigario José Ignacio. 

Framboeza espumante - O sr. Francisco Romano, estabelecido, á rua Santo Antonio n. 76, nos offereceu algumas garrafas da saborosa “Framboeza espumante”, fabricada pelo sr. Achyles Grassi, de Garibaldi. 

Reunião da colonia hespanhola - No salão da 7 de Setembro n. 55, realisou-se, ante-hontem, nova reunião da colonia hespanhola aqui domiciliada. Aberta a sessão pelo vice-consul da Hespanha, sr. Julio Bozano, que presidiu os trabalhos, recordou o que já se fez na reunião antecedente, devendo-se agora, tratar de nomear os delegados para representar a colonia no Primeiro Congresso Nacional do Commercio Hespanhol Ultramar, a se effectuar em 21 de março, em Barcellona; em 1º de abril em Madrid e 10 de abril em Sevilha. O vice-consul da Hespanha, aproveitando a occasião de estarem presentes os commerciantes hespanhoes mais importantes desta praça, lançou a idéa de fundar-se uma Camara de Commercio Hespanhola, do Rio Grande do Sul, a qual foi muito bem recebida. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense 

Rio, 10 - O Correio da Manhã publica hoje o seguinte topico: “ O dr. Borges de Medeiros, diz um telegramma do nosso serviço especial, recusa a proposta do Tribunal de Honra para resolver o caso do pleito da sua re-eleição. Hontem, com os nossos applausos sinceros, vimos o presidente do Rio Grande do Sul bater-se pela fórmula de um arbitramento identico quando se tratava da successão presidencial da Republica. Proclamando o seu amor ao regimen, posto acima de competições facciosas, s. ex., queria apurar as manifestações reaes das urnas num ambiente de probidade e isenção de animo partidario. Certo da victoria então, descançava no julgamento, dum grupo de homens de bem, incumbido de examinar os suffragios dos candidatos em litigio e as circumstancias que envolveram o processo eleitoral. Ora, o que se sabe é que naquelle instante a recusa do lado contrario se afigurou a toda gente uma confissão de derrota. S ex. não vê que a opinião tambem pôde attribuir-lhe uma confissão de derrota?...”

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de dezembro na história
1897 - Capital de Minas é transferida de Ouro Preto.
1915 - Nasce o cantor e ator norte-americano Frank Sinatra.
1930 - Nasce o apresentador de televisão Sílvio Santos. 
1962 - Morre a escritora Pagu. 
1991 - Coréias assinam pacto de paz.
2000 - Morre o ator George Montgomery. 

 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895