Embarcação argentina é alvo de rebeldes paraguaios em meio à Guerra Civil do Paraguai

Embarcação argentina é alvo de rebeldes paraguaios em meio à Guerra Civil do Paraguai

Correio do Povo do dia 27 de agosto de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

A Guerra civil no Paraguai teve duração de dois anos entre 1922 e 1923.

publicidade

A revolução no Paraguay

Uma lancha argentina alvejada pelos revoltosos

Buenos Aires, 24 - Communicam de Posadas que um aeroplano de revoltosos paraguayos alvejou com bombas uma lancha argentina, ficando alarmados os passageiros ainda que os projectis não tivessem attingido a embarcação.

Buenos Aires, 24 - Dois aviadores allemães, contratados, partiram de Posadas para esta capital afim de exigirem do ex-presidente do Paraguay, Eduardo Schaerer, o pagamento que lhes foi promettido. 

NR. A Guerra Civil paraguaia durou dois anos, de 1922 a 1923, na qual uma facção liberal foi derrotada após uma sangrenta luta entre membros do mesmo partido.

DIVERSAS

Monumento a Santos Dumont - O deputado Ephigenio Salles, presidente da commissão executiva do monumento a Santos Dumont, em telegramma enviado ao dr. José Montaury, intendente municipal, communicou-lhe a sua eleição para vice-presidente de honra e membro da commissão regional deste Estado. O dr. Montaury repondeu áquelle deputado, agradecendo a distincção e promettendo esforçar-se para o maior numero possivel de donativos nesta capital, para o patriotico fim da commissão. 

Casa de Saude do Jornalista - Por iniciativa de um grande diario do Mexico “El Universal”, fundou-se na capital daquelle paiz uma “Casa de Saude do Jornalista”, com 6.000 metros quadrados de terreno, com 51.534 dollars em caixa e mais o dinheiro necesario para administração e expediente, parte esta a cargo do referido jornal. Os fundos necessarios foram obtidos em cem dias de actividade.

TELEGRAMMAS

A imprensa carioca e a politica rio-grandense 

Rio, 25 - A “Gazeta de Noticias” tratando hoje da administração do Rio Grande do Sul, diz que esse Estado é invariavelmente apontado como uma das unidades da Federação mais adiantadas e melhor governadas. Accrescenta que, entretanto, um exame superficial demonstra que não é assim, pois a propria capital carece de serviço de exgotto e de hygiene devidamente apparelhada e dahi o seu máo estado sanitario. Occupa-se depois da instrucção publica no Rio Grande do Sul, dizendo que o governo tem sido prejudicial á mesma. O mesmo jornal, a proposito da vaga aberta na Camara com o fallecimento do sr. Marçal Escobar, diz que a politica situacionista rio-grandense vae offerecer em breve noticias sensacionais.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de agosto na história

1910 - Thomas Edison inventa o cinema falado. 
1928 - Inauguração da Rodovia Rio-Petrópolis. 
1961 - Leonel Brizola, governador do RS, diz que garante a posse de Jango “á bala, se for preciso”. 
1974 - Morre o cantor e compositor Lupicínio Rodrigues. 
1999 - Morre aos 90 anos, Dom Helder Câmara.

O dia 28 de agosto na história 

1904 - Banco da República passa a se chamar Banco do Brasil. 
1931 - Nasce o ator Walmor Chagas.
1942 - Criação da LBA - Legião Brasileira de Assistência.
1946 - Filme “O Ebrio”, com Vicente Celestino, estréia no RJ. 
1978 - Revogação do AI-5 é aprovado pelo Congresso.
1979 - Anistia é sancionada pelo presidente João Figueiredo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895