Empresa Wilson Sons inaugura novo prédio em Porto Alegre

Empresa Wilson Sons inaugura novo prédio em Porto Alegre

Correio do Povo do dia 25 de maio de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Edifício Wilson com o Grande Hotel ao fundo.

publicidade

Inauguração do palacete Wilson 

Inaugurou-se hontem o edificio que os srs. Wilson Sons & C. Limitada mandaram construir para a sua filial, á praça Senador Florencio. Esse edificio, que dá para a referida praça e para a travessa Paysandú, é de bello aspecto, quer interno, quer externo, vindo cooperar para embellezar aquelle trecho da nossa capital. O Palacete Wilson, como passou a se denominar, tem de frente para cada rua 17 metros, 35 de comprimento e 18 de altura. Divide-se elle em quatro andares e é todo de cimento armado, sendo que as obras dessa construcção duraram cerca e 16 mezes. O andar terreo é destinado aos escriptorios dos srs. Wilson, Sons & C. Limitada, que estão montados com muito luxo. Em todo o predio ha serviço de illuminação electrica, cuja installação é embutida nas paredes. 

DIVERSAS 

Illuminação electrica de Santo Antonio da Patrulha - Amanhã, ás 18 horas, na villa de Santo Antonio da Patrulha, effectuar-se-á a inauguração dos serviços de illuminação ellectrica ali recentemente installados. Para assistir o acto inaugural, fomos convidados, por telegramma, pelo coronel Paulo Moraes, intendente daquelle municipio, onde se realisarão varias festas em regosijo pelo melhoramento de que vae ser dotado.

Estrada de Sapucaya a Canoas - Por occasião da construcção da estrada de rodagem de Sapucaya a Canoas, foram lançadas, pela municipalidade de S. Leopoldo, duas pontes provisorias, uma sobre o arroio Caldeira e outra sobre o banhado do Esteio, isso com o intuito de abrir a estrada ao transito geral. Essas pontes deverão ser substituidas por obras d’arte, definitivas, a expensas do Estado, que já iniciou a construcção da grande ponte obre o Esteio. Correndo, porem esse serviço, com extrema lentidão, devido as condições desfavoraveis do solo naquelle local, o intendente dali resolveu reconstruir as referidas pontes provisorias, de modo a assegurar a continuidade do transito até a conclusão das definitivas.

Descarrillamento de um bonde - Hontem, pela manhã, occoreu um descarrillamento de um bonde na rua Riachuelo. 

TELEGRAMMAS

O centenario da Independencia 

Roma, 24 - A participação italiana na Exposição do Centenario do Brasil continua a despertar o maior interesse nesta capital. A “Tribuna” publica um editorial sobre o assumpto, fazendo o historico do desenvolvimento do Brasil durante os seus primeiros cem annos de independencia. Apos a transcripção dos pontos principaes da Constituição do Brasil o jornal diz que durante os trinta annos de regimen republicano o Brasil se tornou uma potencia mundial devido ao crescimento de sua industria e que o Brasil póde ser considerado hoje como um dos mais activos centros de civilisação do mundo. O ex-ministro Victor Manoel Orlando, em artigo que publica na revista “Columbia”, tambem elogia o desenvolvimento do Brasil e, ao referirir-se á Exposição do Centenario, diz que o Brasil póde ter orgulho dessa data que encerra o primeiro centenario de sua vida nacional. Accrescenta que o Brasil em um seculo realizou maiores empreendimentos que muitas nações de outros continentes. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 25 de maio na história

1919 - Erupção do vulcão Kloet, em Java, causa 16 mil mortes. 
1947 - Criação da CIA (Central Inteligence Agency).
1963 - Brasil torna-se bicampeão mundial masculino de basquete. 
1963 - Criação da Organização da Unidade Africana. 
1966 - A Guiana torna-se independente da Grã-Bretanha. 
1982 - Criação do Finsocial.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895