Entram em vigor novos preços e taxas da Viação Férrea

Entram em vigor novos preços e taxas da Viação Férrea

Correio do Povo do dia 11 de fevereiro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

As bagagens transportadas nos trens passaram a ser controladas por peso.

publicidade

Viação Ferrea

Segundo as novas instrucções regulamentares da Viação Ferrea, approvadas pelo governo federal e que entrarão em vigor a 20 do corrente, aquella empreza emittirá bilhetes de ingresso, para as plataformas das estações, segundo a conveniencia do serviço, ao preço de $200. O passageiro poderá transportar gratis e sob sua unica responsabilidade, uma mala de mão e mais um volume de pequenas dimensões, os quaes, não excedendo o peso total de 20 kilogrammas e a juizo do chefe do trem, possam ser collocados debaixo do banco e na prateleira do carro. Serão taxados pelo peso ficticio de 250 kilogrammas por metro cubico, os volumes que não excederem deste peso por metro cubico, exceptuando-se os produtos naturaes do paiz. São taxas accessorias todas aquellas que a Viação Ferrea tem o direito de cobrar, além do frete de transporte das mercadorias, a titulo de imdenisação por serviços prestados.

DIVERSAS

Imprensa - Na visinha cidade de S. Leopoldo acaba de apparecer mais um interessante jornal, intitulado “O Rio dos Sinos”. O novo collega que é de publicação semanal, apresenta agradavel aspecto e está muito bem redigido . A mesma folha é de propriedade do sr. L. M. Normann, sendo secretario de redacção o nosso confrade Alexandre da Costa.

Crédito rural do Rio Grande do Sul - Toma vulto, dia a dia, o movimento de sympathia em torno da idéa da União dos Criadores de crear um estabelecimento bancario denominado Credito Rural do Rio Grande do Sul. São numerosas as adhesões que, diariamente, chegam á séde da União, sendo digno de registro o interesse despertado na fronteira do Estado. Até agora, só em Porto Alegre, foi subscripto capital superior a 600.000$000. O coronel Flores da Cunha, que, hoje, segue para Sant’Anna do Livramento, prometteu desenvolver todos os esforços ao seu alcance para o bom exito da importante iniciativa da União dos Criadores. Na região serrana do Estado, o empreendimento da União não fôra, a principio, devidamente compreendido. Agora, porém, segundo communicações aqui recebidas pelos promotores da util instituição para o meio agricola-pastoril rio-grandense, os criadores começam a perceber as vantagens da creação do Credito Rural, já tendo alguns, individualmente, mandado a sua solidariedade e total apoio para essa iniciativa importante.

TELEGRAMMAS

Crédito Rural do Rio Grande do Sul

Vaccaria, 10 - Causou grande satisfação a noticia publicada pelos jornaes sobre a projectada fundação do Credito Rural do Rio Grande do Sul, aproveitando o capital que pertencia ao Frigorifico do Rio Grande. Parece que os accionistas daqui não porão duvida em augmentar o capital, reinando contentamento.

Nova ponte

Lavras, 10 - Por ordem do novo intendente, dr. Pires Porto, foi iniciada a construcção de uma ponte sobre o Arroio do Jacques, melhoramento que servirá á importante zona rural agricola. Inauguração do serviço de

Illuminação electrica

Lagoa Vermelha, 10 - Foi, hontem, festivamente inaugurado o serviço de illuminação electrica desta villa, por entre a satisfação geral da população. 

A Allemanha e as exigencias dos Alliados

Paris, 10 - Communicam de Hamburgo que o conde de Bernsdorff, discursando ali, disse que a Allemanha não deve limitar se a executar as exigencias dos alliados, mas tentar empenhar negociações com os Estados Unidos, porque sómente com o auxilio destes poderá solver os seus compromissos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de fevereiro na história

1893 - Primeiro combate da Revolução Federalista, em Salsinho, RS.
1917 - Morre aos 45 anos o médico sanitarista Oswaldo Cruz.
1929 - Tratado de Latrão é assinado por Mussolini e Pio XI, com a criação do Estado do Vaticano.
1982 - O PT consegue no TSE o seu registro definitivo.
1990 - Após 28 anos preso, Nelson Mandela é libertado na África do Sul.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895