Entrevista do Sr. Maciel Junior sobre a situação política

Entrevista do Sr. Maciel Junior sobre a situação política

Correio do Povo do dia 3 de fevereiro de 1923, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Maciel Júnior

publicidade

Entrevista do sr. Maciel Junior a “Folha da Noite”, de S. Paulo

S. Paulo, 2 - O sr. Maciel concedeu hontem uma entrevista sobre a situação politica ahi. Eis a integra da entrevista: “Nem boas, nem más. O que posso, antes do mais, assegurar é que o Rio Grande não tem ainda a paz assegurada. A sua definitiva tranquilidade está dependendo das garantias constantes do pacto da pacificação offerecidas pelo governo federal e que em verdade, têm sido inefficientes até agora. Não ha quasi dia em que não occorram no Estado scenas edificantes de vinganças de vandalismos, de homicidios, de provocações, etc., praticadas pelos soldados e até offciciaes dos chamados corpos provisorios. Pelotas, Carasinho, Lavras, Pinheiro Machado e S. Lourenço, Nonohay, Livramento, D. Pedrito, etc. tem sido theatro dessas atrocidades, testemunhadas pelos proprio delegados militares. Se as referidas garantias não forem melhoradas por acção mais energica serão inevitaveis os revides que bem poderão, de novo, acarretar a subversão da ordem.

DIVERSAS

Novo municipio - Cogita-se de elevar á categoria de villa a localidade de Nova Trento, que é a séde do 2º districto do municipio de Caxias. É essa uma antiga aspiração dos seus moradores, constando que o novo municipio será formado com esse districto e com parte dos districtos de Nova Padua e S. Marcos. O novo municipio, conforme foi projectado, terá uma superficie de 350 kilometros quadrados, calculando-se que sua renda será de 100 contos de réis. O districto de Nova Trento com a sua separação de Caxias, assumirá parte do actual debito municipal, que, em regra de proporção, será de 200 contos de réis. Consultado o Conselho Municipal de Caxias, a respeito, este votou pelo adiamento, por saber que parte da população do projectado municipio é contraria ao villamento e somente daria seu voto favoravel si, em plebiscito, fosse manifesta a vontade daquella população pela sua autonomia.

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

proseguem os preparativos para a campanha eleitoral

Santa Maria, 2 - Uma numerosa assembléa de senhoras e senhoritas partidarias da opposição fundou hoje a Alliança Libertadora “General Portinho”, que visa auxiliar a propaganda do alistamento eleitoral e ministrar esclarecimentos não só aos homens como ás mulheres. Amanhã uma commissão da Alliança Feminina realisará uma reunião politica.

Rio Pardo, 2 - Chegaram aqui o deputado Arthur Caetano e sua comitiva, que andam excursionando em propaganda da opposição tendo sido recebidos pela commissão executiva do Partido Federalista e mais correligionarios. Amanhã realiza-se um convescote no engenho Guarany, para tratar assumptos que se ligam a pleito de maio.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de fevereiro na história

  • 1834 - Lançamento do jornal Ateneu, do Rio Grande do Norte.
  • 1969 - Yasser Arafat é eleito chefe supremo da OLP.
  • 1988 - Morre o compositor e arranjador Radamés Gnatalli.
  • 1989 - Morre John Cassavets, ator e cineasta norte-americano.
  • 1995 - Início das obras da despoluição da Baía da Guanabara.
  • 1998 - Morre aos 89 anos, o cantor e compositor Silvio Caldas.

O dia 4 de fevereiro na história

  • 1921 - Nasce a líder feminista Betty Friedan.
  • 1938 - Adolf Hitler assume o comando das Forças Armadas Alemãs.
  • 1987 - Congelamento de preços, do Plano Cruzado, chega ao fim.
  • 1987 - Proibição do filme “Je Vous Salue Marie”.
  • 1997 - Morre o jornalista e escritor Paulo Francis.
  • 2001 - Herbert Vianna sofre acidente com ultraleve, ficando paraplégico.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895