Epitácio Pessoa exalta a Independência do Brasil

Epitácio Pessoa exalta a Independência do Brasil

Correio do Povo do dia 22 de setembro de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O presidente de Portugal, Antonio José de Almeida com Epitácio Pessoa.

publicidade

O presidente da Republica Portugueza, no Rio 

Rio, 18 - O sr. Epitácio Pessoa esteve hoje no palacio Guanabara em retribuição á visita que lhe fizera o presidente da Republica Portugueza sr. Antonio José de Almeida. Respondendo á saudação que lhe dirigiu o presidente da Republica sr. Antonio Jose de Almeida. Sr. presidente: A emancipação politica da grande patria que é hoje o Brasil foi um facto espontaneo e normal, consequencia de uma evolução inexoravel que nenhuma força seria capaz de impedir. A independencia do Brasil não data do grito do Ypiranga, como á primeira vista podia suppôr-se: ella partiu mais longe, porque se vinha formando lentamente na consciencia nacional, visto que de facto o Brazil, apezar de colonia, foi desde cedo nação. 

DIVERSAS 

Roubo de malas - O sr. Tacito Cunha, que se achava ha tempos hospedado no Grande Hotel, tendo resolvido embarcar para Livramento, na terça-feira passada, confiou as suas malas, que continham roupas e joias de valor approximado de 15:000$000, ao carroceiro Miguel Olino, para leval-as á estação da Viação Ferrea. Já se achava elle na estação, prompto para partir, quando teve de adiar a sua viagem, pois que as suas malas não haviam sido entregues. Constatando, assim, ter sido victima de um roubo, foi elle dar queixa no 1º posto policial, onde na occasião em que lavrava a sua queixa, deu entrada Miguel Jorge, que havia sido preso pelo agente 28, por andar offerecendo á venda roupas novas para homens e sobre cuja origem não sabia dar explicações. O sr. Tacito Cunha reconheceu, então, nessas roupas as que acondicionára elle em suas mallas para leval-as para Livramento. Constatado isso e interrogado o gatuno, facil foi á policia proseguir em suas investigações. Assim, quasi todo o restante do roubo foi a policia encontrar em um mercadinho, de propriedade de José Elias, á avenida 13 de Maio n. 38, occultas pelo tecto da casa e em outras dependencias da mesma. Os objectos roubados foram restituidos ao seu dono e os gatunos recolhidos ao xadrez da Chefatura de Policia. 

TELEGRAMMAS

20 de setembro 

Encruzilhada, 21 - Em commemoração á data de hontem a banda musical da União Artistica tocou a alvorada, sendo nessa occasião tocado o hymno nacional. O commercio conservou-se fechado durante a tarde e as principaes ruas amanheceram embandeiradas.
Julio de Castilhos, 21 - Em commemoração á data de hontem as repartições publicas e o Club Felix da Cunha hastearam a bandeira de 35 em suas fachadas.

Nova Trento, 21 - Foi festejada, hontem, aqui, a grande data de 20 de setembro. A banda José Garibaldi, tocando na praça 15 de Novembro, reuniu um grande numero de populares, que logo após se dirigiram para o kioske visinho, aonde foi servido um churrasco regado de preciosos vinhos. Os irmãos do collegio São José, deram aos seus alumnos uma festa campestre, offerecendo-lhes doces e café. 

Pelotas, 21 - Hontem, á noite, no theatro Guarany, que esteve com a lotação completa, realisou-se uma sessão civica em homenagem á data de 20 de setembro.

A grafia da época está preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 22 de setembro na história

1890 - Floriano Peixoto é exonerado do Ministério da Guerra.
1947 - Nasce a cantora Vanusa. 
1959 - Inauguração do cabo telefônico EUA-Europa.
1966 - UNE realiza o Dia Nacional de Luta contra a Ditadura.
1988 - Constituinte aprova a nova Constituição por 454 votos a favor, 15 contra e 6 abstenções. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895