Esporte Clube Cruzeiro comemora aniversário

Esporte Clube Cruzeiro comemora aniversário

Correio do Povo do dia 14 de julho de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A despedida do Cruzeiro e da sua torcida do estádio da Montanha foi acompanhada por um grande público.

publicidade

O ANNIVERSARIO DO S. C. CRUZEIRO 

NOVE ANNOS CONSAGRADOS AO ENGRANDECIMENTO DO FOOT-BALL 

Fundado em 14 de julho de 1913, por um grupo de moços do nosso commercio, o Sport Club Cruzeiro recebeu nesse mesmo dia, pela dignificante idéa do sportman Ernani de Oliveira, o glorioso nome que lhe vale a tradição. A 7 de setembro desse mesmo anno, foi o Cruzeiro definitivamente instituido, sendo eleita a sua primeira directoria. O seu ground foi installado á Estrada do Matto Grosso, antiga chacara das Larangeiras. Em 1914 fez parte da antiga Liga de Foot Ball Porto Alegrense, destacando-se sempre pela sua boa apresentação. Em 1918 vencia galhardamente o campeonato da Associação P. A. de Desportos que o destacou para a culminancia do sport gaucho. Em 7 de março de 1941, foi inaugurado o estádio da Montanha, localizado na Rua Natal, e que, na época da inauguração, era o maior e mais moderno estádio da capital gaúcha, inclusive com a adoção de túneis. O último jogo realizado no estádio da Montanha foi no dia 8 de novembro de 1970, em um amistoso contra o Liverpool de Montevidéu, com o estádio lotado. 

DIVERSAS 

Inauguração do canal novo da Setia - Segundo communicação recebida pela directoria da Viação Fluvial será, hoje, entregue á navegação o canal novo da Setia, mandado abrir pelo governo do Estado. Esse canal, cuja extensão é de quatro kilometros, tem 60 metros de largura e 4.50 metros e 50 centimetros de profundidade; estas ultimas dimensões são provisorias por isso que, pelo projecto definitivo, deverão ser respectivamente de 100 metros e cinco metros e 50 centimetros. Posto que o comprimento do canal novo seja menor, apenas de um kilometro, mais ou menos, do que o do actual canal velho, a viagem entre Rio Grande e Pelotas tornar-se-á mais rapida, em consequencia da sua facil e franca navegabilidade, que permittirá, assim, o desenvolvimento de maior velocidade ás embarcações. 

Acquisição de trilhos e desvios - O director da Viação Ferrea communicou que se acha prompto para receber os trilhos um trecho de quinze kilometros da estrada de ferro de Carlos Barbosa a Alfredo Chaves, entre Bento Gonçalves e o Rio das Antas. O director da Viação propoz que já fosse iniciada a substituição dos trilhos do trecho de 19 kilometros daquella estrada de Carlos Barbosa a Bento Gonçalves, em que foram empregados trilhos velhos já usados, pela dificuldade de importação.

TELEGRAMMAS

Homenagem nacional ao senador Ruy Barbosa 

Rio, 12 - O Senado concedeu ao senador Ruy Barbosa, a titulo de recompensa nacional, o subsidio annual de cem contos de reis. 

CRONOLOGIA

O dia 14 de julho na história

1789 - Tomada da Bastilha, em Paris, iniciando a Revolução Francesa.
1908 - Assassinato do comandante da Guerra do Acre, Plácido de Castro. 1909 - Inauguração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. 
1911 - Nasce o ator Paulo Gracindo.
1949 - Primeira explosão nuclear na URSS. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895