Explosão destrói fábrica em Oppau e acumula 500 vidas perdidas

Explosão destrói fábrica em Oppau e acumula 500 vidas perdidas

Correio do Povo do dia 23 de novembro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Campanhas para obter donativos às vitimas de Oppau foram realizadas.

publicidade

As victimas da catastrophe de Oppau 

Conforme telegrammas que publicamos ha mezes, houve uma grande explosão que destruiu por completo a fabrica de annilina e sóda, que funccionava em Oppau, na Allemanha. Devido a explosão pereceram cerca de 500 operarios que trabalhavam na grande fabrica, tendo sido destruidas 400 casas situadas nas proximidades da fabrica. Em consequencia desse desastre, a maior parte da população daquella localidade, principalmente mulheres e crianças, ficou em comppleto desamparo. A Liga das Sociedades Allemãs deliberou dirigir um appello á colonia allemã aqui domiciliada, no sentido de conseguir donativos, afim de minorar os soffrimentos das familias desamparadas.

DIVERSAS

Exposição-feira de pomicultura - Os agricultores de Villa Nova pretendendo realisar, em fevereiro proximo, uma exposição-feira, no salão da extincta cooperativa dali, dirigiram um memorial ao governo do Estado, solicitando o seu concurso. Nesse sentido, tambem se dirigiram á Assembléa dos Representantes. Neste certamen, a commissão promotora deseja mostrar o progresso da pomicultura na referida colonia. Com o resultado que por ventura se obtiver, fará tirar da exposição e dos estabelecimentos agricolas photographias para figurarem na exposição de centenario. A commissão organizadora, composta dos srs. Vicente Monteggia, João Vedana, José Betio e Antonio Maria Minuzzo, vae se dirigir ao Conselho Municipal, afim de pedir um auxilio. 

A festa da bandeira - Commemorando o dia 19 que assignala a creação da nossa bandeira, o collegio Nossa Senhora da Gloria, que tem como directora a senhorita Vicentina Barcellos, effectuou uma passeata civica pelas ruas do arrabalde da Gloria. As creanças, em numero superior a 40, empunhando bandeiras brasileiras e rio-grandenses, entoaram hymnos patrioticos. Emfrente ao posto policial os alumnos fizeram uma saudação ao nosso pavilhão e depois de percorerem as principaes ruas voltaram á sede do collegio.

TELEGRAMMAS

O fallecimento da princeza Izabel 

Rio, 22 - A Camara approvou, em 3ª discussão, o projecto mandando trasladar para o Brasil o corpo da princeza Izabel. 

Rio, 22 - Com muita pompa realisaram-se, hoje, na Cathedral Metropolitana, as solemnes exequias por alma da princeza Izabel, a redemptora. 

A revolta da esquadra em 1910

Homenagem ás victimas

Rio, 22 - Realizou-se hoje commovente homenagem prestada pela Marinha Nacional á memoria dos officiaes e marinheiros sacrificados na defeza da disciplina, quando occorreu, em 1910, a revolta chefiada por Joao Candido, da maruja dos navios da esquadra surtos no porto desta capital. 

O aproveitamento das quédas do Iguassú 

Rio, 22 - O Itamaraty recebeu a noticia do ministro das Relações Exteriores da Republica Argentina de que havia entregue ao nosso representante em Buenos Aires o projecto do tratado geral entre o Brasil e a Republica da Argentina para o aproveitamento das quédas do Iguassú.

A grafia da época está preservada nos textos acima


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895