Exposição em alusão ao Centenário da Independência do Brasil será parte da comemoração

Exposição em alusão ao Centenário da Independência do Brasil será parte da comemoração

Correio do Povo do dia 6 de janeiro de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Preparativos para a exposição do Centenario da Independencia no RJ.

publicidade

O Centenario da independencia - Andamento das obras da grande exposição

Nos ultimos jornaes chegados do Rio de Janeiro, ali correm com inteira regularidade e já vão bem adiantados os trabalhos para a grande exposição, que constitue uma das partes do programma dos festejos comemorativos do Centenario da nossa Independencia. Os projectos grandiosos, aliás ainda não divulgados, fazem acreditar que essa exposição terá o mais completo exito, sobrepujando mesmo a quantas já se tem ali realizado. As obras são verdadeiramente monumentaes, predominando a arte em todos os trabalhos e o maior cuidado para a utilisação de tudo que é nosso, desde o material ao pessoal. A porta principal da Exposição ficará na Avenida Rio Branco, em frente ao Palácio Monroe.

DIVERSAS

Navegação entre o Rio Grande e Hamburgo - O Lloyd Brasileiro acaba de estabelecer uma linha de vapores cargueiros entre o Rio Grande e o porto de Hamburgo. Os vapores empregados nesta linha fazem escalas em Florianopolis , S. Francisco, Paranaguá , Santos, Rio, Funchal, Cardiff, Havre e Antuerpia. O vapor que inaugurará esta linha de cargueiros será o “Cabedello”, ex-allemão “Prussia”, de 3. 557 toneladas de registro. Foi elle construido em 1912, sendo os seus caracteristicos: comprimento, 113.03 metros; bocca 15,54 metros e pontal, 6.70 metros. As suas machinas têm a força de 318 HP. O “Cabedello” é esperado na segunda quinzena de janeiro, no porto do Rio Grande. 

Divida fluctuante da Allemanha - A divida fluctuante da Allemanha tem augmentado extraordinariamente, attingindo em fins de outubro ultimo a 218 bilhões de marcos, com um acrescimo de 52 1/2 bilhões desde 1 de abril do corrente anno. Mais de 200 bilhões de marcos são de notas do Thesouro, descontadas. A circulação fiduciaria do Reichsbank augmentou consideravelmente. Todos estes elementos tem contribuido para a depreciação da moeda allemã; entretanto, o commercio e a industria allemã tem progredido consideravelmente, havendo constante augmento de capital para ampliação de sua esphera de ação.

TELEGRAMMAS

Os acontecimentos na Allemanha

Hamburgo, 4 - Embora o commercio tenha demonstrado grande tendencia para declinar, no mez de dezembro as transacções commerciaes chegaram a tres quartos do que eram anteriormente á guerra. 

Hamburgo, 4 - É manifesta a má vontade contra a nova bandeira adoptada para a marinha mercante com as côres preta, encarnada e de ouro, tornada official desde 1º de janeiro. A maioria dos navios tem arvorado, apenas, a bandeira, da Alfandega, ao deixarem este porto, e outros se recusado a arvorar, quer a nova, quer a antiga bandeira. Um dos navios da companhia Hugo Stinnes partiu, levando em logar do mastro na bandeira, uma arvore de Natal. Alguns commandantes dos navios, contrarios ao novo pavilhão, declararam que, em aguas internacionaes e portos extrangeiros só içarão a velha bandeira allemã. 

As victimas dos automoveis 

Nova York, 4 - Segundo uma estatistica official, foram mortos por automoveis e caminhões em Nova York, 1981 pessoas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de janeiro na história

1919 - Morre o político norte-americano Thedore Roosevelt.
1927 - Os Estados Unidos invadem a Nicarágua.
1980 - Morre o ministro da Justiça Petrônio Portela.
1990 - O presidente do Iraque Saddam Hussein rejeita a saída do Kuwait.
1992 - Astrônomos dos EUA descobrem novo sistema solar.
1993 - Morre o trumpetista norte-americano Dizzy Gillespie. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895