Fascistas dão ultimato ao primeiro-ministro italiano

Fascistas dão ultimato ao primeiro-ministro italiano

Correio do Povo do dia 29 de outubro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Fascistas, liderados por Mussolini, chegavam ao poder na Itália.

publicidade

Os successos da Italia - Os fascistas teria tentado depor as autoridades

Roma, 27 - Confirmando nossas informações, o presidente do conselho de ministros, sr. Luigi Facta, resolveu demittir-se depois de ter recebido o ultimato dos fascistas, cujos termos não foram divulgados. Achando-se o deputado Benito Mussolini, chefe dos fascistas, em Milão, o presidente do conselho solicitou-lhe viesse a esta capital immediatamente, afim de tratar de um accôrdo. 

Roma, 28 - Os communistas incendiaram os depositos de lacticinios que os fascistas possuem nas proximidades da divisa das provincias de Milão e Padua. Os fascistas, em represalia, expulsaram todos o communistas, inclusive o deputado Berlotti, e incendiaram tambem os depositos dos lacticinios dos mesmos. 

DIVERSAS

Construcção de um quartel - As obras de construcção do quartel destinado a um regimento de artilharia pesada na cidade de Santa Maria proseguem, tomando grande desenvolvimento. O pavilhão D já está todo forrado; o B 2 tem grande parte forrada e assoalhada; os D e B 2 estão com todas as esquadrias assentadas.

Reclamação - Moradores da rua Senhor dos Passos, quadra entre as de São Raphael e Voluntarios da Patria, queixam-se do mau estado em que se encontra aquella via publica. Alem das immundicies e restos de comidas, que permanecem nos caixões de lixo ou espalhados na rua pelos cães vadios, ha agora canos de exgottos rebentados ha mais de vinte dias. Os interessados solicitam providencias. 

A successão presidencial do Estado - Realisou-se, hontem, ás 20 horas, na séde do Centro Republicano Julio de Castilhos, a annunciada recepção solemne a estudantes das escolas superiores de Porto Alegre.

TELEGRAMMAS

O afundamento do “Avaré”

Hamburgo, 28 - Segundo foi declarado perante a Côrte Provincial no processo de responsabilidade pelo desastre do “Avaré” e em que são partes o commandante Prado, o immediato Motta, que se achavam no commando na occasião do accidente, o primeiro machinista Amorim e o pratico do porto, Schmidt, esse navio brasileiro afundou porque apenas lhe foram dados quarenta minutos para encher os tanques de lastro, quando, para esse fim, eram necessarias de quatro a seis horas. A lista, apurada, de mortos, registra os nomes de 26 tripulantes e os de 13 operarios allemães. Foram ouvidas 25 testemunhas, sustentando a promotoria que os mortos tiveram por causa a negligência. Declarou o promotor que o commandante Prado se achava dormindo. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de outubro na história

1810 - Criação da Biblioteca Nacional. 
1945 - Getúlio Vargas é deposto por golpe militar. 
1959 - Publicação do primeiro numero do Asterix e Obelix.
1979 - Greve dos metalúrgicos em São Paulo é declarada ilegal. 
1985 - Incidentes em estádio de futebol em Moscou matam 340.
2001 - Morre o produtor teatral Ivan Albuquerque.

O dia 30 de outubro na história

1880 - Lançamento do jornal O Abolicionista, da Sociedade Brasileira contra a Escravidão. 
1922 - Mussolini é o novo primeiro-ministro da Itália. 
1925 - Inauguração do Teatro Glória, no Rio de Janeiro.
1941 - Fundação da PUC-RJ.
1969 - General Emílio Garrastazu Médici, toma posse na presidência.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895