Fascistas fazem grande manifestação em Roma

Fascistas fazem grande manifestação em Roma

Correio do Povo do dia 4 de novembro de 1922, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Parada dos fascistas reuniu milhares de simpatizantes em Roma.

publicidade

Os successos da Italia - Os fascistas efectuaram imponente parada em Roma

Roma, 1 - O numero de baixas havidas nos conflictos entre fascistas e communistas em San Lourenço é de 7 mortes e 40 feridos. Em Florença os fascistas occuparam o historico palacio Pitti, declarando que tomaram essa providencia afim de devolvel-o ao rei. Hontem, como complemento dos dias em que os fascistas desenvolveram sua acção, que terminou com a solução constitucional da crise ministerial, realizou-se uma grande manifestação nesta capital. O novo presidente do conselho passou em revista 100.000 fascistas, formados nas grandes alamedas da Villa Borges. Os fascistas atravessaram as ruas principaes de Roma com velocidade inacreditavel, cantando com grande animação. 

DIVERSAS

Estação de aerologia - Acha-se em viagem para este Estado, o meteorologista dr. Herminio Silva, chefe do serviço aerologico da Directoria de Meteorologia, actualmente sob a direcção do sr. Sampaio Ferraz, e pelo mesmo encarregado da montagem, em Alegrete, da primeira estação de “papagaio” da America do Sul. O referido engenheiro é acompanhado de dois technicos americanos, engajados especialmente para a inauguração dos primeiros vôos. A estação que é composta de varias installações, deverá ser inaugurada no correr de janeiro proximo, quando poderá prestar inestimaveis serviços á aviação, á previsão do tempo e outros estudos das altas camadas athmosphericas. O local escolhido foi estudado com innumeras sondagens preparatorias por meio de balões-pilotos. Todo o equipamento da estação, foi adquirido nos Estados Unidos, onde existe o mais perfeito serviço de “papagaios” do mundo. Os “papagaios” de Alegrete deverão alcançar, por vezes a altitude de 6.000 metros, onde os meteorographos registrarão preciosas informações para os estudos dos caprichos da athmosphera. 

Semana ingleza - As casas commerciaes e os interessados que assignaram o convenio da semana ingleza, não abrirão, de hoje em diante, aos sabbados, á tarde. 

TELEGRAMMAS

O problema russo 

Lenine proferiu um discurso no Congresso dos Operarios e Camponezes 

Moscou, 2 - Pela primeira vez, depois da longa doença que o levou ao leito, Lenine falou, publicamente, hontem, no Congresso dos Operarios e Camponezes, com voz forte e espirito superior. Em sua oração, Lenine mostrou-se, grandemente satisfeito, pela captura de Vladivostock, e disse que a diplomacia do “soviet” terá um grande exito na conferencia de Lausanne. 

O proximo anniversario da revolução sovietista

Moscou, 2 - Foi ordenado que todas as casas e os edificios publicos da Russia arvorarem a bandeira vermelha, no dia 7 do corrente, por occasião de se commemorar a passagem do quinto anniversario da revolução sovietista. Aos que desobedecerem a essa ordem será applicada a pena de prisão, e a privação do direito de trabalhar, determinando a ordem do governo que deverá haver por toda parte demonstração daquelle referido dia, que é o feriado mais solemne do “soviet”. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de novembro na história

1891 - Campos Salles e Prudente de Morais protestam contra golpe. 
1937 - México nacionaliza o petróleo.
1946 - Fundação da Unesco. 
1970 - O presidente Médici manda prender a “turma do Pasquim”.
1995 - Primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Rabin, é assassinado. 
2001 - Daniel Ortega perde na eleição presidencial da Nicarágua.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895