Folheto é distribuído em homenagem aos 50 anos da entrada de Gaspar Silveira Martins na Câmara

Folheto é distribuído em homenagem aos 50 anos da entrada de Gaspar Silveira Martins na Câmara

Não houve edição do Correio do Povo no dia 26 de dezembro de 1921

Renato Bohusch

Gaspar Silveira Martins.

publicidade

Gaspar Martins 

Faz hoje 50 anos que estreou na Camara dos Deputados, proferindo um discurso o conselheiro Gaspar Silveira Martins, que havia sido eleito pela antiga provincia do Rio Grande do Sul. Silveira Martins penetrara no Parlamento de um modo excepcionalmente triumphante: derrubando nas urnas o governo conservador desta terra, a cuja frente se achava o presidente da provincia dr. Carvalho de Moraes, que para aqui viera destacado expressamente pelo centro afim de evitar a victoria do famoso tribuno federal. Commemorando a data de hoje, será distribuido entre os amigos, correligionarios e admiradores do grande tribuno, um folheto de um dos seus mais brilhantes discursos parlamentares.

O Natal - Como todos os annos acontece, foi, ante-hontem, extraordinariamente festejada a data commemorativa do Natal de Jesus. Em quasi todos os templos religiosos desta capital, quer catholicos, quer evangelicos ou espiritas, bem como nas sédes de muitas sociedades, realisaram-se cerimonias e festivaes que se revestiram da maior animação. Entre muitas outras podemos annotar as seguintes festas levadas a effeito no dia de Natal. Na egreja do Menino Deus, os festejos correram com brilhantismo e extraordinariamente concorridos. Houve diversas cerimonias, entre as quaes missa solemne, ás 10 horas, pregando ao Evangelho monsenhor Mariano da Rocha. Á tarde foi ministrada a chrisma a numerosos fieis, saindo, em seguida, numeroso prestito religioso, que percorreu diversas ruas daquelle arrabalde. Os festejos populares, á noite, estiveram muito animados, sendo enorme a multidão que a elle assisitiu. Realisaram-se kermesses, sessões cinematographicas , concertos de musica e outras diversões. A fachada da matriz e a praça em frente á mesma, ostentavam profusa illuminação. Por iniciativa de diversas senhoras residentes em Theresopolis, houve, na praça D. Maria Luiza, ali situada, animado festival. Durante elle, foi feita farta distribuição de roupas brinquedos e doces ás crianças pobres.

O Natal na Sociedade Dias da Cruz

Em frente á sua séde, houve, á noite, exhibição cinematographica. Foi tocante a festa commemorativa do Natal, na séde do Centro espirita Allan Kardec, onde foi feita larga distribuição de esmolas aos pobres. Mais de mil pessoas, entre adultos e crianças, ali accorreram, sendo carinhosamente recebidos pela commissão promotora de tão bella obra de caridade. Eram 9 horas quando começou a distribuição de esmolas. Farta provisão de doces e bombons estava reservada para a petizada, que teve momentos de intensa alegria. Os adultos necessitados que se apresentaram munidos de cartões previamente entregues, foram distribuidas esmolas em dinheiro. Á noite na séde do Centro, realisou-se a annunciada sessão solemne, onde falaram, sob applausos, conhecidos propagandistas da doutrina espirita.
Foi ainda realizada, uma conferencia em sua séde, pelo sr. Israel Corrêa da Silva, presidente da mesma aggremiação. 

Matérias publicadas na edição de 27/12/1921

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 26 de dezembro na história

1864 - Inicia a Guerra do Paraguai.
1924 - navio com 250 presos políticos zarpa do Rio de Janeiro para um presídio-colônia no Amapá. 43% acabam morrendo.
1977 - É sancionada a Lei do Divórcio, que havia sido aprovada pelo Congresso Nacional.
2000 - Morre o ator Jason Robards. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895