Fome mata 40 mil pessoas por mês na Russia, indicam relatórios

Fome mata 40 mil pessoas por mês na Russia, indicam relatórios

Correio do Povo do dia 3 de agosto de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A grande mortalidade causada pelo cólera atingiu a Rússia e a Ucrânia.

publicidade

O problema russo - As epidemias e a fome na Russia 

Genebra, 1 - Relatorios recentemente recebidos pela commissão de saude da Liga das Nações demonstram que no districto russo de Kharkoff a mortalidade é numa proporção de 40 mil pessoas por mez, ou cerca de 600 por mil, sendo que um dos relatorios precisa como exemplo da mortalidade que o total de mortos durante os primeiros vinte dias de um unico mez - o de março - foi de 125 mil, todos devido á fome. Segundo os documentos alludidos, de 3.125.277 habitantes da Republica Tartara dois e meio milhões morreram de fome durante o mez de março. Na Ukrania, o cholera se está espalhando de maneira impressionante, sendo de 60% a propagação da mortalidade. 

DIVERSAS

Um jornal de propaganda separatista - Ao dr. Coriolano Albuquerque, juiz districtal, em Santa Maria, o dr. Andrade Neves requereu que fosse citado o joven Telmo Almeida, director-proprietario do “O Separatista”, afim de exhibir os autographos de publicações que o general Fabio Azambuja julga injuriosas á sua pessoa. 

Lavanderia da Santa Casa - Amanhã, no Theatro S. Pedro, effectuar-se-á o concerto promovido em beneficio da construcção da lavanderia da Santa Casa. 

Écos do Congresso de Criadores - Seguiu, hontem, para Pedras Altas, tendo concorridissimo bota-fora o dr. Assis Brasil que viera tomar parte do congresso de criadores recentemente installado nesta capital. Durante os dias que aqui esteve, aquelle illustre patricio foi alvo de muitas attenções e muito visitado no Grande Hotel, onde se achava hospedado. De Pedras Altas, o dr. Assis Brasil partirá para o Rio de Janeiro, pois, como se sabe, faz parte da commissão que em nome dos criadores rio-grandenses pleiteará, junto aos poderes competentes, a adopção de medidas para debellar a crise que está atravessando a pecuaria não só deste Estado como de todo o paiz. Hontem já seguiu para o Rio de Janeiro o nosso collaborador dr. Carlos Corrêa, que também fará parte da commissão acima. 

TELEGRAMMAS

O Centenario da Independencia

Rio, 2 - Foi remettido ao director da Casa da Moeda, por ordem do ministro da Fazenda, um aviso do Ministerio do Exterior, relativo ao oferecimento feito pela Metalwerke Thun, a fim de fornecer moedas para a emissão do Centenario, sob a fiscalisação do governo da Suissa, para que aquella repartição emita parecer a respeito. 

Fallecimento do inventor do telephone 

Londres, 2 - Telegramma de Sidney, na Australia, communica o fallecimento, de Alexandre Graham Bell, inventor do telephone.

Santos Dumont e a aviação franceza 

Paris, 1 - Communicam de Bondéos para esta cidade, dizendo que o aeronauta brasileiro, sr. Santos Dumont, antes de embarcar a bordo do vapor “Lutetia”, que o conduz para o Brasil entreteve uma amistosa palestra com os representantes da imprensa local e com os da desta cidade. O aviador brasileiro exprimiu toda a satisfação que experimentára durante sua ultima estada na França, onde visitou numerosos aerodromos. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de agosto na história

1839 - Combate na Azenha entre farrapos e legalistas. 
1856 - Aparece o primeiro número do periódico literário “O Guaíba”.
1908 - Nasce Ernesto Geisel, general, presidente no regime militar.
1926 - Nasce o cantor norte-americano Tony Bennett.
1961 - Jânio Quadros condecora o astronauta da URSS, Yuri Gagarin, durante a sua visita ao Brasil. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895