Fome na Rússia piora e país quer ampliação de programa de abastecimento de alimentos

Fome na Rússia piora e país quer ampliação de programa de abastecimento de alimentos

Correio do Povo do dia 15 de fevereiro de 1922, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Crianças russas famintas estavam recebendo alimentos dos EUA.

publicidade

O problema russo - No valle do Volga a situação é cada vez mais grave

Londres, 13 - Uma nota da Administração Americana de Soccorros á Russia, reproduzindo as informações recebidas do escriptorio de Londres, diz que o governo do soviet solicitou officialmente a ampliação do programa de absastecimento de generos ás creanças dos districtos de Ufa, Crenburg e Tzaritzin, por se estar tornando cada vez mais grave e terrivel a situação no valle do Volga. Accrescenta a mesma nota que até 1º do corrente 90.349 creanças estavam recebendo suas rações diarias, no districto de Ufa, e 190.950 estão sendo cuidadosmente tratadas em Crenburg, emquanto que, até 15 de janeiro, estavam sendo alimentadas regularmente em Tzaritzin, 101.205 creanças.

DIVERSAS

Bonus da Independencia - Hontem, em varias casas da capital, continuaram expostos á venda os “Bonus da Independencia”, dos quaes são concessionarios neste Estado os srs. Candiota, Irmão e Lubisco. Como no dia em que foram lançados á venda, a aceitação continuou sendo extraordinaria. Só na casa Hartlieb, á rua dos Andradas, já foram vendidos, até hontem , mais de 2.000 bonus. A venda de bonus continuará sempre nas casas já annunciadas, como em outras, que serão fixadas por estes dias.

Obras municipaes - A Intendencia Municipal de S. Leopoldo vae mandar abrir uma estrada que começando junto ao leito da Viação Ferrea , lado léste , nas proximidades do Cortume Reichenmacher e do Matadouro Oliveira, irá entroncar na rua Sete de Setembro em Novo Hamburgo. Para esse fim já foram atacadas as obras de reconstrucção do boeiro existente nas proximidades da Carpintaria Burkle, á rua Sete de Setembro. Na mesma localidade foram reiniciados os trabalhos de collocação de cordões, que devem se prolongar até Hamburgo Velho. Quasi todas as principaes ruas dali já estão promptas.

Reclamação - Diversas pessoas residentes no arrabalde dos Navegantes pedem-nos que ha mais de um mez não comparecem ali as carroças do asseio publico.

TELEGRAMMAS

Os navios ex-allemães pertencentes a Portugal

Londres, 14 - A legação portugueza nesta capital desmente as noticias de que os navios ex-allemães agora pertencentes a Portugal iriam ser transferidos a um grupo de financistas allemães. Accrescenta a legação que o governo portuguez está planejando completa reorganisação dos serviços de transportes, servindo-se daquelles navios.

Expedições scientificas á America do Sul

Nova York, 14 - Annuncia-se que o Museu de Historia Natural vae enviar cinco expedições scientificas á America do Sul na primavera e verão proximos. Essas expedições, uma chefiada por B. S. Riggs, do Departamento Historico, irá investigar sobre a mola pré-historica dos vertebrados na Patagonia e Brasil; outra chefiada por Oliver Ferrington, do Departamento de Geologia, irá aos districtos do Brasil productores de pedras preeciosas. As outras expedições chefiadas tambem por Oliver Ferrington visitará os districtos do Brasil onde ha minas de ouro e ferro, que serão investigadas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de fevereiro na história

1902 - Metrô subterrâneo e aéreo começa a funcionar em Berlim.
1914 - Sufragistas inglesas incendeiam pavilhão em Wimblendon.
1940 - Alemanha diz que navios cargueiros britânicos serão considerados de guerra durante a Segunda Guerra. 
1965 - Morre o cantor norte-americano Nat King Cole. 
1972 - Presidente do Equador Velasco Ibarra é deposto por golpe militar.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895