Fome na Rússia se alastra pelo país

Fome na Rússia se alastra pelo país

Correio do Povo do dia 10 de março de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A fome estava avançando junto à população russa.

publicidade

O problema russo - Os horrores da fome nas regiões assoladas

Moscou, 8 - O Bureau official deu publicidade ao seu relatorio sobre o vulto que estão tomando as scenas de canibalismo no interior do paiz, trazendo informes impressionantes, com factos, nomes e logares onde as mesmas scenas que estão desenrolando, para mais authenticar a sua affirmação. Um relatorio registrou que occorreu em Staryc Tockrauty, cantão de Spassk, na republica tartara. Ahi, uma camponeza comeu quasi inteiramente o cadaver de um seu irmão de 19 annos. Tendo as autoridades descoberto isto, deram as providencias indispensaveis, fazendo a enterrar os restos funebres encontrados no logar onde soube que estavam occultos.

DIVERSAS

Caiu do bonde - Hontem, ás 9 horas , Heleodoro da Silva, praticante de motorneiro, quando pretendia tomar um bonde em movimento emfrente á estação da Companhia Força e Luz, escapuliu, caindo ao solo e ferindo-se na cabeça. Depois de medicado na assistencia publica do 2º posto recolheu-se á sua residencia á rua Felix da Cunha n. 26. 
A população de S. Lourenço - Segundo o ultimo recenseamento, a população do municipio de S. Lourenço é de 23.500 almas. Durante o anno de 1920 realisaram-se ali 146 casamentos , deram-se 754 nascimentos e occorreram 197 obitos.

O gado em pé - Ao conhecimento do coronel Alfredo Moreira, presidente da Federação Rural chegou a noticia de que a Camara Municipal de Funchal manifestara ao nosso consul na Ilha da Madeira o desejo de adquirir gado em pé. Sabedor disso o coronel Alfredo Moreira enviou um officio ao ministro do Exterior fazendo-lhe ver a situação em que se encontra o Rio Grande do Sul para exportar gado com destino aquella ilha.

O preço do gado - O comprador da Swift, do Rosario, sr. Martinho Maldonado, offerece 400 réis por kilo, em novilhos de 470 kilos, pagando á vista. Sabe-se que representantes de xarqueadas de Bagé irão tambem aquella cidade para offerecer melhor preço.

TELEGRAMMAS

As grandes manobras militares - Partida de tropas para Saycan

Rio Grande, 9 - Em quatro trens especiaes, que partirão succesivamente um após o outro, seguirá, segunda-feira, o 9º regimento de infantaria, que vae tomar parte nas grandes manobras de Saycan.

Cruz Alta, 9 - Hoje, ao meio dia, embarcou para Saycan, afim de tomar parte nas manobras, o 8º regimento de infantaria, do commando do coronel Vieira da Rosa. Esse corpo leva o effectivo de mil homens. ainda hoje á noite embarcará com o mesmo destino o 6º regimento de artilharia montada, sob o commando do coronel Simeão Reis, com effectivo de 700 homens.

Santa Maria, 9 - Ainda não ha noticias da entrada do sr. Pandiá Calogeras, ministro da Guerra, neste Estado. O trem que sua exc. viaja vem com grande atraso. Em sete comboios partiram de Cruz Alta o oitavo regimento de infantaria, sob o commando do tenente-coronel José Vieira da Rosa e o 6º regimento de artilharia, commandado pelo tenente-coronel José Vieira Rosa.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de março na história

1910 - Escravidão é abolida na China. 
1945 - Jornalistas fazem manifesto pró-democracia no Brasil. 
1952 - O general Fulgêncio Batista assume novamente o poder em Cuba. 
1969 - James Earl Ray, assassino de Martin Luther King, é condenado a 99 anos de prisão.
1983 - Romeu Tuma assume a chefia da Polícia Federal.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895