França e aliados pretendem ocupar a região alemã do Ruhr, mesmo contra a vontade do governo alemão

França e aliados pretendem ocupar a região alemã do Ruhr, mesmo contra a vontade do governo alemão

Correio do Povo do dia 11 de janeiro de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Franceses e belgas participaram da ocupação do Ruhr

publicidade

A occupação do Ruhr - Fazem-se preparativos para execução dessa medida

Paris, 9 - O sr. Raymond Poincaré, presidente do Conselho de Ministros, communicará ao Parlamento a sua politica sobre as reparações e a occupação do Ruhr, na proxima quinta-feira, segundo foi resolvido na reunião ministerial de hoje. Diz-se, nesta cidade, que o governo allemão despendeu, até ao ultimo momento, todos os esforços no sentido de evitar a occupação do Ruhr, pelos franceses. 

Bruxellas, 9 - Os reforços militares belgas estão promptos para seguir com destino á região do Ruhr logo que, pelo accordo feito com a França, elles forem requisitados. 

DIVERSAS 

A gréve dos padeiros - Continua ainda na mesma a gréve que a 3 do corrente estalou no seio da classe padeiral. Hontem, á tarde, os padeiros em gréve, effectuaram um comicio na Avenida Eduardo, durante o qual se fizeram ouvir diversos oradores que explicaram a attitude do sindicato Padeiral. Para as 8 horas de hoje está marcada uma sessão extraordinaria da classe patronal, afim de tomar novas medidas relativas ao actual movimento. 

Companhia Singer - Hontem, ás alumnas que terminaram o curso de corte e confecção da Companhia Singer, foram entregues os respectivos diplomas. Por essa occasião usou da palavra, em nome de suas collegas, a senhorita Mathilde Atala. 

A 6ª Exposição de Uvas em Theresopolis - Como temos noticiado realizar-se-á em breve, no arrabalde de Theresopolis a 6ª Exposição de Uvas, de Fructas e demais productos Derivados. O enthusiasmo que reina entre os fructicultores é grande, antevendo-se desse modo uma grande concurrencia. O certamen será seguido de festejos populares que se prolongarão durante varios dias. Pelo modo como se vem organizando o programma dos festejos, estes promettem se revestir de brilhantismo. O comité organizador realizará uma reunião no proximo dia 12 .

TELEGRAMMAS

Rede de exgottos 

Uruguayana, 10 - A municipalidade contratou com o engenheiro Saturnino de Brito a feitura de um projecto de installação da rêde de exgottos desta cidade, por ter julgado o projecto existente inaproveitavel por extravio de varias partes. 

Emigração de gados

Alegrete, 10 - Devido a secca, ha grande procura de campos, para os gados e tambem evitar o contagio da peste aphtosa que está grassando neste municipio.

Inglaterra

Londres, 8 - Houve aqui hoje a maior manifestação de desempregados registrada nestes ultimos annos, para pedir ao governo que solicite ao Parlamento medidas immediatas que resolvam a situação dos sem emprego. 

Eccos do attentado contra o presidente da Republica

Paris, 9 - Gustavo Bouret, que dera tiros de revólver contra o prestito presidencial, por occasião das festas de 14 de julho, alvejando o presidente Millerand, foi condemnado a cinco annos de prisão, com trabalhos forçados. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 11 de janeiro na história

1911 - Peste negra atinge a China. 

1946 - Albânia é proclamada República.

1972 - Caetano Veloso retorna do exílio.

1985 - Inicia o Rock in Rio Festival.

1999 - Morre João Calmon, jornalista que sucedeu Assis Chateaubriand na presidência do Condomínio dos Diários Associados. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895