França ocupa oficialmente o Ruhr e anuncia que assumirá o controle das minas da região alemã

França ocupa oficialmente o Ruhr e anuncia que assumirá o controle das minas da região alemã

Correio do Povo do dia 13 de janeiro de 1923, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Presença de tanques belgas na ocupação de Ruhr

publicidade

Realizou-se a occupação de Ruhr

Paris, 10 - Em uma nota que acaba de enviar ao governo de Berlim, a França commmunica que assumirá amanhã, quinta-feira, o controle do carvão do Ruhr.

Paris, 10 - O Ministerio do Exterior notificou officialmente ao embaixador da Allemanha que a França resolvera occupar o Ruhr. 

Bruxelas, 10 - O primeiro contigente das tropas belgas que vão tomar parte na occupação do Ruhr seguiu em quatro trens para Aix-La-Chapelle hoje pela manhã num total de 1.800 homens de infantaria, de metralhadoras e do serviço de transportes. Os tanks seguirão de Grand. Calcula-se que 50.000 homens estão concentrados na visinhança desta cidade. 

DIVERSAS 

Serões de inverno - Com este titulosaira do prelo, na proxima semana, mais um livro de chronicas do nosso collaborador Achylles Porto Alegre.

Associação Christã de Moços - Conforme temos noticiado realizar-se-á, hoje, ás 20 horas, a inauguração da nova séde da Associação; alem desta solemnidade, serão entregues nove diplomas de guarda-livros aos alumnos que terminaram este curso no anno passado. Nesta occasião tambem serão entregues as medalhas aos vencedores dos jogos olympicos recentemente realizados sob os auspicios da Associação. 

Comercio varegista - Entrará amanhã em vigor o acôrdo estabelecido entre os negociantes de fazendas, armarinhos etc., no bairro Rio Branco e immediações, no sentido de não abrirem as portas de seus estabelecimentos commerciaes aos domingos. 

Cooperativa de Consumo da Viação Ferrea - A Cooperativa de Consumo dos Empregados da Viação Ferrea vae estendendo aos poucos a sua acção de ministrar ensino aos filhos dos seus socios residentes em diversos pontos. As obras para a construcção de um edificio destinado ao funccionamento de uma filial da Escola de Artes e Officios, em Gravatahy, ja começaram. Agora a directoria da Cooperativa cogita da installação de um estabelecimento identico em Cacequy. 

TELEGRAMMAS

Politica rio-grandense

A viagem do sr. Assis Brasil á São Paulo

S. Paulo, 10 - Como era esperado, chegou, hoje, pelo rapido da Central, vindo do Rio de Janeiro, o dr. Assis Brasil. Na estação da Luz o dr. Assis Brasil teve festiva recepção, tocando nessa occasião bandas de musica do Exercito e da Força Publica. O dr. Assis Brasil depois de receber cumprimentos, foi conduzido até o saguão principal da Estação da Luz, onde o deputado Armando Prado falou em nome da Sociedade Rural Brasileira. 

S. Paulo, 12 - O dr. Assis Brasil tem sido aqui muito visitado, tendo tido conferencias com personalidades politicas. Visitado hontem pelo dr. Washington Luiz , presidente do Estado, retribuiu hoje essa visita, que se prolongou por cerca de duas horas. O banquete que será offerecido ao dr. Assis Brasil, por iniciativa da Sociedade Rural Brasileira, realisar-se-á terça-feira proxima, já havendo até agora cerca de cem adhesões. O dr. Assis Brasil será saudado em nome da Sociedade Rural Brasileira, pelo dr. Julio Mesquita.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 13 de janeiro na história

1885 - Seguem em excursão às minas de Arroio dos Ratos os príncipes Conde e Condessa d’Eu.

1825 - Frei Caneca é fuzilado no Recife.

1937 - Criação do Museu Nacional de Belas Artes. 

1941 - Morre o escritor James Joyce.

1999 - Morre o escritor Nelson Werneck Sodré. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895