França presta auxílio à Rússia e destina cinco milhões de francos para socorrer os famintos

França presta auxílio à Rússia e destina cinco milhões de francos para socorrer os famintos

Correio do Povo do dia 12 de novembro de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

As tropas ucranianas eram comandadas pelo general Petliura (c).

publicidade

O problema russo - O auxilio da França aos famintos russos

Prosegue na Ukrania, a revolta chefiada pelo general Petliura 

Genebra, 10 - Telegramma aqui recebido informa que as tropas ukranianas do general Petliura aprisionaram a 44ª divisão do exercito bolchevista. Segundo o mesmo despacho, a cavallaria anti-bolchevista marcha sobre Kieff e Odessa. 

Paris, 11 - O sr. Nausen, alto commissario da Liga das Nações para os soccorros á Russia, antes de partir para esse paiz, visitou o sr. Alexandre Millerrand, presidente da Republica, agradecendo a este o auxilio prestado, pela França, aos refugiados russos, e, principalmente, á votação pelo Parlamento francez, de um credito de 5 milhões de francos destinados a soccorrer os famintos.

DIVERSAS

O armisticio - Passou, hontem, o terceiro anniversario da assignatura do armisticio, que deu termo á conflagração européa. Durante o dia conservaram-se embandeiradas muitas casas, inclusive os bancos extrangeiros. Certas firmas extrangeiras fecharam mais cedo as suas portas.

A successão presidencial - O “Comité” Pró Nilo-Seabra dos Funccionarios da Viação Ferrea, procurando dar execução ao seu programma, resolveu levar a effeito, domingo proximo, na villa do Gravatahy, um “meeting” de propaganda das candidaturas dos drs. Nilo Peçanha e JH. J. Seabra, á presidencia e vice-presidencia da Republica, respectivamente. Falarão diversos oradores. 

Anniversario regio - Passou, hontem, mais um anniversario natalicio do rei Victor Emanuel III, da Italia. Por esse motivo, conservaram-se embandeirados, durante o dia, os consulados de varios paizes e as sociedades italianas aqui existentes. O sr. Julio Bozano, regente do consulado, deu recepção aos seus compatriotas e aos presidentes das sociedades italianas, das 9 ás 11 horas e ao corpo consular das 11 ás 12 horas. Tanto uma como outra recepção estiveram muito concorridas. Das homenagens aqui prestadas ao rei Victor Emanuel III, o sr. Julio Bozano deu conhecimento ao embaixador italiano no Rio.

TELEGRAMMAS

Festa italiana 

Caxias, 11 - A sociedade italiana de mutuo soccorro “Principe de Napoli” festejou, hoje, o 34º anniversario da sua fundação. Commemorando esse facto e o anniversario do rei Victor Emanuel, aquella sociedade realizou, ás 10 horas, uma sessão solemne. Ás 12 horas, houve um lauto banquete, no Restaurante Juvenil.

A falsificação dos vinhos do Rio Grande 

S. Paulo, 11 - O Serviço sanitario do Estado inutilisou 100 quintos e 9 quartolas de vinho de Rio Grande falsificado. 

O anniversario do rei da Italia 

S. Paulo 11 - Passa hoje o anniversario do rei Victor Manoel III, rei da Italia e a quem os jornaes saudam effusivamente. 

A pecuaria do Rio Grande 

S. Paulo, 11 - A Sociedade Rural Brasileira nomeou uma commissão para examinar um grande lote de gado reproductor Devon, criação do dr. Balthazar de Bem e importado do Rio Grande pela Companhia Commercial Pastoril. A Granja da Penha, sua propriedade, introduziu o gado Devon em Cachoeira do Sul. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de novembro na história

1818 - O’Higgins proclama a independência do Chile. 
1902 - O tenor Caruso vende mais de 1 milhão de discos.
1914 - Morre o poeta Augusto dos Anjos.
1942 - Nasce o compositor e cantor Paulinho da Viola. 
1974 - África do Sul é excluída da ONU.
1989 - Morre La Pasionaria, militante política espanhola.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895