França quer aplicar sanções se Alemanha não cumprir as definições da Conferência de Paris

França quer aplicar sanções se Alemanha não cumprir as definições da Conferência de Paris

Correio do Povo do dia 5 de março de 1921, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Aristides Briand e Neville Chamberlain (D) na Conferência de Londres.

publicidade

A conferencia de Londres 

Paris, 3 - O sr. Leon Bourgeois, presidente do Senado, recebeu um despacho do sr. Aristides Briand, chefe do governo francez, actualmente em Londres, participando da conferencia inter-alliada ali reunida, communicando-lhe que o sr. Lloyd George e os outros delegados apoiavam o ponto de vista francez na questão das sancções a applicar no caso da Allemanha não cumprir as decisões da conferencia de Paris. O sr. Briand accrescenta que todos approvam formalmente a applicação immediata dessas penalidades caso a Allemanha recuse cumprir as obrigaçoes assumidas. 

Londres, 3 - Na reunião do conselho supremo realizada hoje pela manhã o sr. Chamberlain falando em nome da comissão economico-financeira, leu uma analyse das contra -propostas allemãs, demonstrando a sua inaceitabilidade.

DIVERSAS

Carroceiro infiel - A firma Bastos, Carvalho e Cia., desta praça, mandou ante-hontem, receber na estação da Viação Ferrea desta capital, 4 caixas contendo sandalias e que lhe eram destinadas. Como a carroça que conduzia aquelles volumes, guiada pelo carroceiro João Teixeira, demorasse em chegar ao seu estabelecimento commercial, a firma em questão suspeitando de que havia sido victima da ma fé do carroceiro referido, levou o facto ao conhecimento da subintendencia do 4° districto. Esta, immediatamente tomou as providencias necessarias, não conseguindo, porém, descobrir o paradeiro da carroça. Mais tarde, compareceu perante o major Hercules Limeira, delegado de plantão na Chefatura de Policia, o sr. Alfredo Zanardi, declarando haver João Teixeira descarregado as caixas com as sandalias em casa de Felicissima de tal, sita no MontSerrat. O referido delegado deu logo, acompanhado de Zanardi, uma batida em casa de Felicissima, apreendendo as caixas que foram entregues á firma Basto, Carvalho e Coamp. Esta, fazendo a conferencia nas caixas deu pela falta de 15 pares de sandalias. A policia, apezar das diligencias, não conseguira, até hontem, capturar o carroceiro infiel.

“Mascara” - Recebemos o numero especial da “Mascara”, a popular revista que hontem começou a ser distribuida em commemoração no seu terceiro anniversario. Esse numero, constitue no volume de cerca de 200 páginas, sendo algumas a cores.

TELEGRAMMAS

Busto do dr. Julio de Castilhos e retrato do dr. Borges de Medeiros

Pelotas, 4 - A directoria da União Republicana receberá, hoje, á noite o busto de Julio de Castilhos, offerecido pelo esculptor Charles Hermann. A mesma directoria adquiriu daquelle artista um retrato do dr. Borges de Medeiros.

Escola Gratuita

Caxias, 4 - Fundada pelos drs. Angelo Dias, Olmiro Azevedo, Romulo Carbone, Paulo Rache e Frontino de Mesquita, será aberta, no dia 4 de abril proximo, uma aula nocturna gratuita para os pobres, havendo cursos primario, medio e secundario, sob a direcção dos mesmos senhores. A referida commissão conta com o auxilio da Intendencia e do Clube Juvenil, em cuja séde funcionarão as aulas. Essa idéa foi recebida com geraes applausos da população.

A repressão ao anarchismo

Rio, 3 - Mais um processo foi iniciado hoje no cartorio da 3ª delegacia auxiliar contra José Gonçalves Brito, de nacionalidade portugueza, carvoeiro, empregado na Ilha dos Ferreiros, e accusado como chefe de grevistas e apontado como anarchista perigoso.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de março na história

1876 - É instalada a Biblioteca Pública de Pelotas. 
1887 - Nasce, no Rio de Janeiro, o compositor Heitor Villa-Lobos.
1922 - Nasce o cineasta Pier Paolo Pasolini. 
1932 - Realização da primeira Festa Nacional da Uva em Caxias do Sul.
1936 - Luiz Carlos Prestes é preso no RJ, juntamente com Olga Benário. 
1979 - Inauguração do Metrô do Rio de Janeiro. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895