Franceses ocupam minas de carvão do Ruhr e ameaçam industriais contrários

Franceses ocupam minas de carvão do Ruhr e ameaçam industriais contrários

Correio do Povo do dia 19 de janeiro de 1923, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Franceses começaram a confiscar o carvão produzido pelas minas do Ruhr.

publicidade

A occupação de Ruhr - Persiste a recusa da entrega de carvão

Berlim, 18 - Dizem de Essen que as autoridades francezas da occupação annunciam que as minas do Ruhr começarão a trabalhar, amanhã, podendo ser requisitados os operarios allemães que se tornarem necessarios. Dizem mais as noticias recebidas que os altos industriaes alemães da região carbonifera do Ruhr, que se recusaram a cooperar com os francezes, nas negociações para o solucionamento da questão das entregas de carvão, conforme as estipulações do tratado de paz que tratam das reparações, serão levados pela corte marcial. Os referidos industriaes foram informados, que as suas propriedades serão confiscadas e postas em funccionamento, sob a direcção dos franceses, sendo os seus lucros recolhidos por conta das reparações.

DIVERSAS

O desarmamento na Assembléa - Tendo assumido, hontem, a presidencia da Assembléa o deputado Carlos Mangabeira, em virtude de se haver ausentado desta capital o general Manoel Theophilo Barreto Vianna, solicitou elle providencias á policia judiciaria, no sentido de ser enviada todos os dias uma autoridade para proceder o desarmamento geral de todas as pessoas que compareçam ao edificio daquella casa, afim de assistir ás sessões. Esta solicitação foi hontem mesmo attendida, tendo se encarregado deste serviço o delegado judiciario do 2º districto, em commissão, sr. Dario Barbosa, que se fez acompanhar de seu amanuense e de duas praças da Brigada Militar do Estado.

Roubos na Viação Ferrea - O nosso collega “Diario do Interior”, que se publica em Santa Maria, noticiou ante-hontem, que reappareceram os roubos na Viação Ferrea e essa nota escreveu-a devido a informações de falta de mercadorias em Bagé e em outras cidades, segundo noticias que colheu e pelas dadas por alguns collegas. Ha alguns dias, funccionarios da Viação tiveram informações de roubos que eram praticados nos vagões de mercadorias que pernoitam na estação de Santa Maria. Esas denuncias foram logo confirmadas por factos comprovados, que os collocaram na pista dos meliantes. 

TELEGRAMMAS

Frigorifico Swift 

Rio Grande, 18 - O Frigorifico Swift recomeçará as matanças amanhã, tencionando abater na presente safra setenta mil rezes.

Preparativos para o carnaval 

Cruz alta, 18 - O grupo carnavalesco Dos Promptos iniciou os seus passeios pelas ruas desta cidade com o seu ruidoso Zé Pereira que attraiu á praça local um grande movimento de familias. A banda de musica do 8º regimento tambem deu concorrida retreta na praça General Firmino. 

Regresso do dr. Assis Brasil ao Rio

S. Paulo, 18 - Em companhia de sua exma. esposa, regressou, hoje, para o Rio de Janeiro, no nocturno de luxo, o dr. Assis Brasil. Seu embarque esteve muito concorrido. Compareceram entre outras muitas pessoas o senador Rodolpho de Miranda. Á senhora Assis Brasil foram offerecidos innumeros bouquets de flores. 

As epidemias reinantes no Oriente Proximo 

Athenas, 18 - Está em combate o controle das epidemias entre os refugiados gregos. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de janeiro na história

1932 - Renascimento do Partido Republicano Paulista. 
1942 - Nasce a cantora Nara Leão. 
1958 - Morre o marechal Cândido Rondon. 
1966 - Indira Gandhi torna-se a primeira-ministra da Índia.
1982 - Morre a cantora Elis Regina aos 36 anos.
2000 - Morre o ex-premier Bettino Craxi. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895