Frota com 20 novos bondes começa a circular em Porto Alegre

Frota com 20 novos bondes começa a circular em Porto Alegre

Correio do Povo do dia 30 de setembro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Novos bondes começaram a circular em Porto Alegre.

publicidade

Os novos bondes da Companhia Força e Luz 

A directoria da Companhia Força e Luz já deu inicio, perante a Alfandega desta capital, ao trabalho necessario para o desempedimento do material por ella mandado vir da Europa e que, em consequencia da excessiva baixa cambial, se achava armazenada já ha varios mezes. A Companhia Força e Luz procedeu hontem o pagamento dos respectivos direitos. Assim, paga esta importancia, a Força e Luz podera iniciar hoje, o transporte de todo seu material, constante de 20 novos bondes e muitas outras peças destinadas a reformar o seu actual material, para as suas officinas, no Campo da Redempção, afim de ali armar os alludidos bondes e colocal-os a trafegar o mais brevemente possivel.

DIVERSAS

Usina hydro-electrica de Ijuhy - Foi assignado na semana proxima passada, o contracto entre a Intendencia Municipal e a Sociedade Commercial e Industrial Suissa no Brasil para a installação de uma usina hydro-electrica na queda d’agua do rio da Ponte, no municipio de Ijuhy. Essa usina aproveitará, de futuro, segundo clausulas do contracto, todo o potencial daquella cascata, de força de 600 cavallos. Agora, será feita uma installação toda ella para o aproveitamento total dessa energia, sendo, porém, montada de começo uma unica turbina de 250 cavallos, o sufficiente para o consumo actual. Mais tarde será necessario o augmento de uma turbina na usina geradora para a utilisação de todo o potencial. 

Estrada de rodagem de Porto Alegre a São Leopoldo - Já estão completamente concluidas as obras que, ha varios mezes, estavam sendo atacadas por conta da municipalidade de S. Leopoldo para o prolongamento até aquella cidade da estrada de rodagem ja existente desta capital á Canoas. A inauguração do novo trecho da estrada, ao que estamos informados será feita no dia 12 de outubro.

Nome de ruas - O sr. Mansueto Bernardi, intendente municipal de S. Leopoldo, em recente decreto, deu nome ás ruas e praças de Novo hamburgo e Hamburgo Velho.

TELEGRAMMAS

O Rio Grande do Sul e a successão presidencial 

Rio, 28 - Os jornaes continuam a referir-se ao discurso pronunciado pelo sr. Borges de Medeiros por occasião da visita que lhe fizeram os deputados estadoaes gaúchos. a “Gazeta de Noticias” escreve: “O sr. Borges de Medeiros falou, para contar os motivos fortes e poderosos que o levaram a entrar na farra politica chefiada pelo sr. Nilo Peçanha. 

O problema russo

Riga, 28 - Segundo um radiogramma vindo da Russia, está grassando no Volga, como ultima calamidade surgida, uma febre semelhante á malaria, sendo fataes os casos na sua maioria, especialmente entre as creanças. Nas zonas flagelladas pela fome a nova molestia está tomando incremento, disputando a primasia do typho. 

Roma, 28 - A Santa Sé autorizou o banco de Roma a enviar ao nuncio apostolico, em Berna, a quantia de um milhão de liras italianas, afim de serem empregadas em soccorros aos flagellados e aos famintos que sofrem com a fome na Russia. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 30 de setembro na história

1917 - Nasce o apresentador de TV Abelardo Barbosa, o “Chacrinha”.
1929 - A televisão BBC realiza a primeira emissão experimental.
1946 - O Tribunal de Nuremberg julga 22 criminosos de guerra nazistas. 
1988 - O judoca Aurelio Miguel, conquista ouro nas Olimpíadas de Seul. 
1991 - É destituído o presidente Bertrand Aristide do Haiti.
1991 - Morre o ex-governador da Guanabara Chagas Freitas. 
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895