Fussball Club Porto Alegre comemora duas décadas

Fussball Club Porto Alegre comemora duas décadas

Correio do Povo do dia 15 de setembro de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O Porto Alegre foi um dos pioneiros a atuar no futebol gaúcho.

publicidade

O anniversario de um antigo club local 

O dia de hoje tambem é de festa para o Foot Ball Club Porto Alegre, que entra no 20º anno de sua existencia, toda consagrada ao engrandecimento do sport que cultiva com verdadeiro carinho. O seu nome não é só conhecido nesta capital, como no interior do Estado, pelo seu valor sportivo e pelo modo como encara o cultivo deste sport. Presentemente, ou diremos de alguns annos a esta parte o Porto Alegre voltou aos seus gloriosos dias, obtendo bellas victorias que se vêm juntar a outras tantas, conquistadas em memoraveis prelos sportivos. Quanto á temporada deste anno, de todos está no conhecimento o que tem sido a actuação dos seus times, que defendem as cores do club do Menino Deus. O Fussball Club Porto Alegre encerrou suas atividades em 1944. 

DIVERSAS 

O 19º anniversario do Gremio Porto Alegrense - Passa hoje, mais um anniversario da fundação do “Gremio Foot Ball Porto Alegrense”, actual campeão do Estado de foot-ball da “Federação de Desportos”. Fundado em 15 de setembro de 1903, quando o movimento sportivo era completamente nullo, foi com verdadeiros sacrificios que os seus fundadores tiveram que arcar para conseguir leval-o avante. Devido ao estado crescente do desenvolvimento sportivo do Gremio, nestes ultimos tempos, tornando o actual pavilhão e praça de sports em geral pequena para conter o grande numero de socios, superior a mil, resolveu a actual directoria fazer grandes melhoramentos que deverão principiar antes do fim deste anno. 

Coronel Rafael Cabeda - Reuniram-se, hontem os federalistas, afim de combinar sobre as homenagens que o partido vae prestar ao coronel Rafael Cabeda, fallecido, ante-hontem, no Rio de Janeiro. O sr. Antonio T. Villas Boas, tomando a palavra, explicou o motivo da reunião, pondo em relevo a acção do seu correligionario extincto, durante a sua vida publica, salientando os seus serviços em pról do seu partido. Lembrou, então, que já era pensamento de muitos assistentes mandar celebrar missas de 7º dia e no 30º exequias solemnes. Todas essas propostas foram approvadas. 

TELEGRAMMAS

O fallecimento do deputado Rafael Cabeda 

Rio Grande, 4 - Foi muito sentida, aqui, a morte do coronel Cabeda. O Club Gaspar Martins hasteou o pavilhão em funeral. 

Julio de Castilhos, 14 - No seio do partido federalista local, causou profundo pezar o fallecimento do coronel Rafael Cabeda. Á familia do finado, foram enviados daqui diversos telegrammas de pezames. 

O centenario da Independencia 

As commemorações no Interior do Estado 

Pelotas, 14 - Proseguem as festas commemorativas do Centenario da independencia. No asylo dos Mendigos foi, aos velinhos que ali estão internados, offerecido um chá, tendo falado o dr. Bruno Lima. O asylado Arthur Chaves, que conta a edade de 110 annos, relembrou alguns factos da nossa historia. Serviu elle na guerra do Paraguay e na revolução de 35, onde conheceu pessoalmente diversos grandes homens da nossa historia. Este veterano recebeu por parte da assistencia muitas homenagens.

S. Sebastião, 14 - Terminaram os festejos do centenario.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 15 de setembro na história

1916 - Tanques de Guerra são usados pela primeira vez na I Guerra. 
1928 - O cientista Alexander Fleming anuncia a descoberta da penicilina.
1938 - Nasce a escritora Lia Luft.
1954 - Eleição do líder chinês Mao Tsé-Tung.
1963 - Ben Bella se torna o presidente da Argélia.
1979 - Miguel Arraes e Márcio Moreira Alves retornam ao Brasil.
1995 - Morre o comediante Costinha. 

 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895