General da Itália recomenda estreitar comércio entre o país e imigrantes italianos na América do Sul

General da Itália recomenda estreitar comércio entre o país e imigrantes italianos na América do Sul

Correio do Povo do dia 21 de novembro de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Imigrantes italianos comemoram o ano novo.

publicidade

Os italianos na America do Sul 

Roma, 20 - O rei Victor Manuel recebeu, em audiencia particular, o general Caviglia, o qual lhe fez uma exposição detalhada dos resultados da sua missão á America do Sul, especialmente, no Brasil, onde representou a Italia nas commemorações do centenario da sua emancipação politica. Nessa audiencia, o general Caviglia declarou ao soberano italiano que a situação das colonias italianas, nos paizes da America do Sul, era a mais florescente possivel, o que no seu modo de ver, offerece uma opportunidade sem par á Italia, para a conquista de importantes mercados. A seguir, aquelle general aconselhou o rei que seria de toda a conveniencia que fossem adoptadas medidas tendentes a melhorar as relações da Italia com os Estados sul-americanos, especialmente, o Brasil, Argentina e Uruguay.

DIVERSAS

Armazem Napoles - Foi reaberto ante-hontem, á concorrencia publica o armazem Napoles, de propriedade do sr. Nicole di Leone e situado á rua dos Andradas, esquina da General João Manoel. Aquelle estabelecimento se acha bem installado para o fim a que se destina. As pessoas que compareceram ao acto da reabertura foi servido um copo d’agua. 

Em favor dos alumnos miitares envolvidos na sedicção de julho - As exmas senhoras Emilia Teixeira, Luiza Sobrosa Rezende, Carmen Silveira Pereira e Isolina Baptista estão convidando as mães aqui residentes dos ex-alumnos da Escola Militar, desligados por estarem envolvidos na sedição de 5 de julho, a comparecerem hoje, ás 16 horas, no edificio da rua dos Andradas n. 155, afim de assignar um telegramma que será enviado ao dr. Arthur Bernardes, presidente da Republica, pedindo o perdão dos mesmos.

Abatimento de tarifas - Conforme noticia por nós publicada ha dias, o presidente do Estado propôz ao Ministro da Viação o abatimento de 50 % para as passagens do ramal do Casino, durante a proxima estação balnear. Por telegramma de hontem, aquele ministro communicou ao presidente do Estado, a approvação do referido abatimento, que entrará em vigor, após haver decorrido o praso regulamentar do edital respectivo. 

TELEGRAMMAS

O dia da bandeira

Caxias, 19 - Commemorando hoje o dia da Bandeira, o batalhão do Tiro de Guerra 248 desfilou pelas principaes ruas da cidade. Ao meio dia na presença do Tiro, dos collegios e de numerosa assistencia, foi içada a bandeira do largo da Intendencia pelo coronel Penna de Moraes. 

Benito Mussolini e o Parlamento 

Roma, 18 - A Camara dos deputados approvou, por 306 votos contra 116, a moção de confiança ao governo.

Roma, 18 - Após o discurso pronunciado, na camara dos Deputados, pelo sr. Benito Mussolini, presidente do Conselho de ministros, varios deputados cercaram o ex-presidente do conselho, sr. Giolitti, confiando-lhe a defeza do Parlamento. Em resposta, o sr. Giolitti disse que o actual parlamento merecia, completamente, o tratamento recebido pelo sr. Benito Mussolini. O apparecimento do sr. Benito Mussolini como primeiro ministro italiano perante o Parlamento, constituiu o acontecimento mais impressionante possivel, se apresentando com total confiança. 

A grafia da época está preservada os textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 21 de novembro na história

1930 - Washington Luís, presidente deposto, embarca para o exílio.
1949 - A ONU decide pela independência de todas as colônias da Itália. 
1958 - Inauguração da fábrica da Ford de São Bernardo do Campo, com a presença de JK.
1966 - Criação, por decreto-lei, do Instituto Nacional de Previdência Social. 1985 - Lançamento do livro “Brasil Nunca Mais”, da arquidiocese de SP.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895