General Setembrino de Carvalho chega ao Rio de Janeiro

General Setembrino de Carvalho chega ao Rio de Janeiro

Correio do Povo do dia 3 de janeiro de 1924, noticiava:

Renato Bohusch

Setembrino de Carvalho é recepcionado no Rio de Janeiro

publicidade

Politica rio-grandense

A chegada do general Setembrino de Carvalho ao Rio

Rio, 1 - O desembarque do general Setembrino de Carvalho estava annunciado para as 16 horas na “gare” da Estação de Ferro Central do Brasil. A essa hora aquella estação regorgitava de povo, emquanto na avenida Rio Branco começavam a apinhar-se representantes de todas as classes sociaes aguardando a chegada de s. exa. Bastante commovido falou então o general Setembrino de Carvalho, agradecendo as manifestações que recebia. Em excellente improviso disse que se sentia muito honrado com a demonstração de apreço que ali recebia por parte do governo da Republica, das classes conservadoras e do digno povo desta capital. Accrescentou que, seguindo para o Rio Grande, levára o pensamento do presidente, em relação ao caso do Rio Grande.

DIVERSAS

O imposto sobre lucros commerciaes

A Associação Commercial de Porto Alegre recebeu, hontem, communicação telegraphica que lhe foi transmittida do Rio de Janeiro, scientificando-a de que o governo federal extinguira o imposto sobre lucros commerciaes, substituindo-o pelo imposto global, devendo este ser cobrado na base da venda dos sellos para as contas assignadas, desapparecendo, portanto, a devassa nas escriptas commerciaes, exigencia essa que ia de encontro ás claras disposições do Codigo Commercial e o tornava duplamente irritante e vexatorio.

Abuso a reprimir - Da maneira selvagem por que certas pessoas resolveram festejar a entrada do anno de 1924, descarregando para o ar os seus revólvers, nos occupamos num dos “sueltos” , da nossa edição de hoje. Já depois de tecidos ao allludido “suelto” os commentarios exigidos pelo caso, chegou ao nosso conhecimento, por reclamações varias trazidas á nossa redacção, que alguns denodados atiradores, fizeram, em alguns pontos da cidade, dos lampíões da illuminação publica, o alvo predilecto dos seus exercicios de tiro. Assim, conforme allegam os reclamantes, em algumas ruas da cidade baixa, como por exemplo a Demetrio Ribeiro e Espirito Santo, não pequeno foi o numero de lampiões espatifados a tiros.

TELEGRAMMAS

Constituição da Companhia Grande Hotel de Pelotas

Pelotas, 2 - Realizou-se na sala da Bibliotheca Publica uma sessão de assembléa geral constituinte da Companhia Grande Hotel de Pelotas, estando representados dois terços do capital social. Foi acclamada a directoria em que estão os srs Antero Leivas e Augusto Simões Lopes.

O dr. Flores da Cunha em Pelotas

Pelotas, 1 - O partido republicano local continua a prestar calorosas homenagens ao dr. Flôres da Cunha. À noite, realisou-se no Club Commercial o banquete offerecido ao commandante da brigada provisoria do oeste. O banquete foi de cem talheres, nelle tendo tomado parte as autoridades, proceres do partido e outras pessoas gradas. Houve muita cordialidade no banquete sendo trocadas saudações calorosas.

Chefes revolucionarios em viagem

Pelotas, 2 - Chegaram no dia 31, do Rio Grande, os generaes Honorio Lemes e Zéca Netto, tendo o primeiro seguido viagem para O Rosario e o outro à Pelotas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de janeiro na história

  • 1903 - Cuspir nas ruas se torna proibido durante a gestão Pereira Passos como prefeito do Rio de Janeiro.
  • 1925 - Partido fascista se torna único na Itália e Mussolini adquire plenos poderes.
  • 1959 - Inicia a produção do Fusca no Brasil.
  • 1961 - Estados Unidos rompem relações diplomáticas com Cuba.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895