Governo do Estado aprovou mais de cinco mil metros de extensão do Cais

Governo do Estado aprovou mais de cinco mil metros de extensão do Cais

Correio do Povo do dia 3 de dezembro de 1920, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O cais do porto teria mais de cinco mil metros de extensão.

publicidade

Construcção do porto da capital - O cáes

Conforme a planta approvada pelo governo do Estado o caes que terá um comprimento total de 5,516 metros, será dividido em duas secções, sendo uma de cabotagem e outra fluvial. O trecho destinado á cabotagem maritima terá um desenvolvimento total de 2636 metros, O desenvolvimento do trecho fluvial para navegação de 2m,00 de calado, no minimo, em tempo de secca será de 2680 metros. No total, inclusive uma doca para pequenas embarcações de 200 metros, o comprimento do cáes será de 5515 metros. A secção reservada a cabotagem conterá todas as installações e linhas ferreas, guindastes, armazens, escriptorios indispensaveis para conseguir a mais intensificada utilização commercial do muro de attracção, assim como, para facilitar a administração do fisco e technica.

DIVERSAS

A semana ingleza - Approximando-se a época da estação calmosa o commercio importador e exportador vae reiniciar a semana ingleza, encerrando as suas portas aos sabbados ao meio dia. Esse convenio que vigorou com franca aceitação no anno passado, começará a partir de amanhã terminando a 30 de abril proximo.

Santa Casa - A Actual provedoria da Santa Casa de Misericordia continua a desenvolver o seu programma de introduzir melhoramentos nos varios departamentos desse pio estabelecimento. No cemiterio continuam activamente as obras de augmento na parte anterior, constando da creação de dois novos quadros, onde serão construidos 450 catacumbas, cuja construcção está a cargo do empreiteiro Pedro Bonoto e sob a direcção do engenheiro dr. Viterbo de Carvalho. No hospital foram concluidas as obras de remodelação dos consultorios de medicina de olhos, ouvidos, nariz e garganta; do salão nobre, que foi radicalmente reformado e da nova galeria de quadros de irmãos benemeritos. Estão em construcção novos consultorios para clinica gynecologica, cirurgica, syphilis, vias urinarias de mulheres, medicina de mulheres e cirurgia de creanças. Para este melhoramento, de urgente necessidade, está sendo adaptado o predio n. 2 á rua da Misericordia contiguo ás meias aguas que serviam para os antigos consultorios, as quaes foram demolidas. Existiam, hontem, na Santa Casa 439 pessoas em tratamento.

TELEGRAMMAS

Inauguração do serviço de exgottos

Bagé, 2 - Hoje, será inaugurado o serviço de exgottos, entrando a funccionar toda a extensão da rêde. Com tal inauguração, desde já, cerca de 50 casas poderão contar com installações sanitarias. A extensão total da rêde inaugurada compreende 32 kilometros de installações assentadas nas diversas ruas, além de 53 tanques flexiveis para a lavagem automatica dos collectores, poços e mais apparelhamentos necessarios. O serviço de installações domiciliares está tomando o maior incremento.

Liga das Nações

Genebra, 2 - A assembléa plenaria da Liga das Nações abordará, amanhã a importante questão das emendas ao tratado de Versailles. Parece certo, entretanto, que a assembléa nada modificará no texto do tratado na presente sessão. A primeira commissão opinará não haver motivo para que a assembléa tome em consideração presentemente as propostas de emenda e convidará o conselho a nomear uma commissão encarregada de estudar as referidas propostas. Essa resolução provocará acalorados debates, mas não será certamente votada sem intervenção dos que a combatem.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 3 de dezembro na história

1963 - Criação da Base Aérea de Brasília.
1967 - O doutor Christian Barnard realiza o primeiro transplante de coração, no Hospital Groote Schuur, na Cidade do Cabo, África do Sul.
1984 - Vazamento de gás na Índia intoxica 500 mil pessoas.
1992 - Enviado o primeiro SMS, no Reino Unido, com o texto "Merry Christmas." 2012 - Tufão Bopha chega às Filipinas e causa a morte de 475 pessoas. 


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895