Governo do Estado autoriza implementação de freios a vácuo nos trens de carga da Viação Férrea

Governo do Estado autoriza implementação de freios a vácuo nos trens de carga da Viação Férrea

Correio do Povo do dia 31 de agosto de 1922, quinta-feira, noticiava

Renato Bohusch

Os trens de cargas passaram a ter freios automáticos a vácuo.

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Freios automaticos em vagões de carga

Desde que os serviços da Viação Ferrea passaram a ser administrados pelo Estado, foi adoptada a providencia de restabelecer os freios automaticos a vacuo, typo “Gresham”, nos carros de passageiros o que tem permittido não só manter com regularidade os horarios a serem observados pelos trens como tambem offerecer a maior segurança possivel na circulação dos mesmos, principalmente nos pontos da linha em que existem pontes e os declives são mais pronunciados. Tendo em vista a eficiencia do empregos desses apparelhos, resolveu o governo do Estado autorizar o director da Viação Ferrea a dotar tambem com esse melhoramento os vagões, que compõem os trens de carga. 

DIVERSAS

Reclamação - Hontem nos trouxeram uma reclamação contra uma irregularidade do trem da Taquara. Assim, no domingo ultimo, passageiros que tinham partido de Santa Cruz com destino a Novo Hamburgo, quando chegaram á estação de Rio dos Sinos, não mais encontraram o trem da Taquara que devia recebe-los, afim de leva-los para as localidades onde se destinavam. Levada a queixa ao encarregado da estação, disse elle que nada podia fazer e como ali não houvesse commodos, os passageiros tiveram de ir, á pé, até S. Leopoldo, onde pernoitaram, para no dia seguinte tomarem um outro trem. Não é esta a primeira vez que succedem factos desta natureza, pois chegando em Rio dos Sinos o trem de Santa Maria, que com elle deve combinar, o de Taquara continua a sua viagem, deixando ali de receber passageiros procedentes de outras localidades do interior. 

Carroça contra bonde - Hontem, ás 17 1/2 horas, o bonde da linha Theresópolis n° 6, passava pela rua dos Andradas, tendo como motorneiro e conductor, respectivamente, os de nomes Garcia de tal, chapa n° 35, e Leopoldo Amaral, chapa n° 88 quando da rua General Canabarro surgiu, correndo a toda a brida, uma carroça de padeiro, que foi de encontro ao bonde. O motorneiro deu ainda o “breack”, evitando assim que o animal fosse morto.

TELEGRAMMAS

Construcção de quarteis 

São Borja, 30 - Chegou, hontem, aqui, o dr. Raphael Bandeira, engenheiro da Companhia Constructora de Quarteis, afim de dar inicio ao serviço de construcção de um quartel. 

Fundação de uma Escola de Theosophia 

Encruzilhada, 30 - Theosophistas aqui residentes trabalham para a fundação de uma escola denominada Escola de Theosophia e que se destinará a dar combate ao analphabetismo. 

O monumento a Olavo Bilac 

S. Paulo, 29 - O presidente do Estado, acompanhado do chefe de sua casa militar, esteve na Avenida Paulista, afim de visitar o local destinado á construcção do monumento a Olavo Bilac, a ser inaugurado a 7 de setembro.

Estrada de Ferro - S. Paulo Rio Grande

Rio, 29 - Na pasta da Viação foi assignado decreto, prorrogando por dois mezes o praso fixado para a conclusão das obras em construcção de um desvio e posto telegraphico da Companhia estrada de Ferro S. Paulo-Rio Grande na linha Itararé-Rio Uruguay. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA 

O dia 31 de agosto na história

1923 - Nasce a cantora Emilinha Borba. 
1928 - Apresentação da “Ópera dos três vinténs”, de Bertold Brecht.
1948 - Discos long-play, novidade é apresentada nos Estados Unidos. 
1973 - Morre o diretor de cinema John Ford.
1980 - Fundação do sindicato Solidariedade na Polônia.
1990 - Assinatura do tratado de reunificação da Alemanha. 


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