Governo do Estado determina início das obras de prolongamento da ferrovia entre Taquara e Canela

Governo do Estado determina início das obras de prolongamento da ferrovia entre Taquara e Canela

Correio do Povo do dia 10 de dezembro de 1922, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Obras de prolongamento da ferrovia ligando Gramado a Canela.

publicidade

Viação Ferrea 

O governo do Estado, por decreto n. 2.894 de 17 de dezembro de 1921, incorporou, como se sabe, á rêde da Viação Ferrea do Rio Grande do Sul, o ramal da estrada de ferro da Taquara ao Canella. Esse trecho está sendo trafegado, presentemente, até á estação de Grammado, continuando ainda por concluir o prolongamento de Gramado a Canella, numa extensão de 10 kilometros. Tendo sido approvada pela Assembléa dos Representantes a Lei do Orçamento para 1923, na qual está prevista a verba de 200:000$ para a conclusão da construcção do ramal referido, o governo do Estado determinou que os trabalhos sejam atacados immediatamente, para que o director da Viação Ferrea já recebeu as necessarias instrucções. 

DIVERSAS

Instituto Parobé - Nos dias 13 a 15 do corrente será franqueada ao publico a exposição de trabalhos executados pelas alumnas da secção feminina do Instituto Parobé. 

Reunião da colonia hespanhola - Ante-hontem, no predio n. 55 da rua 7 de Setembro reuniram-se, a convite do vice-consul sr. Julio Bozano, membros da colonia hespanhola aqui domiciliada, afim de tratar de convite que o governo hespanhol dirigiu á mesma sobre o 1º Congresso Nacional de Commercio Ultramarino. O representante consular da nação amiga tomando a palavra deu conhecimento aos presentes dos termos do convite desse congresso cujo programma ha dias publicamos. Resolveu-se constituir uma commissão composta os srs. Julio Bozano, João Rezena e José Couto, afim de percorrer o commercio hespanhol, solicitando-lhe a sua adhesão ao congresso, tendo hontem a commissão acima dado desempenho á sua missão. 

TELEGRAMMAS

A travessia aerea de Nova York ao Rio

S. Luiz, 9 - Noticias recebidas do Pará, dizem que o aviador Pinto Martins partiu de Bragança, ás 4 horas da manhã para a bocca do rio Caeté, aonde ficará o hydroavião, afim de receber oleo e gazolina. De regresso, elle e o capitão Hinton trarão o apparelho para Carateus e ali o porão em segurança contra o vento e o mar. 

S. Luiz, 9 - O prefeito de Bragança acaba de telegraphar á commissão de recepção daqui, communicando que os aviadores Hinton e Martins partirão com destino a essa capital, hoje. 

S. Luiz, 9 - As ultimas noticias recebidas aqui, de Bragança dizem que o aviador Pinto Martins não regressou da boca do rio Caeté, como era esperado, até ás 8 horas da noite de hontem. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de dezembro na história

1901 - Primeira entrega do prêmio Nobel. 
1916 - Implantação do serviço militar obrigatório.
1925 - Nasce a escritora Clarice Lispector. 
1948 - A ONU aprova da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 
1980 - More o jornalista David Nasser. 
1996 - Nova Constituição na África do Sul põe fim ao apartheid. 

O dia 11 de dezembro na história

1910 - Nasce o compositor Noel Rosa. 
1911 - A pesca da baleia é proibida na Rússia, França e Grã-Bretanha.
1927 - Comunistas tomam poder em Xangai, China. 
1946 - Fundação da UNICEF.
1987 - Vasp cria primeira linha aérea entre Brasil e Cuba. 
1994 - A Rússia invade o território da Chechenia. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895