Governo francês se propõe a renunciar aos pagamentos em dinheiro por parte da Alemanha

Governo francês se propõe a renunciar aos pagamentos em dinheiro por parte da Alemanha

Correio do Povo do dia 16 de dezembro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Aristides Briand e Lloyd George reuniram-se em uma grande conferencia.

publicidade

A Allemanha e os alliados - A proxima conferencia do sr. Briand com sr. Lloyd George

Paris, 14 - Alto funccionario do ministerio de Extrangeiros disse a um representante da Associated Press que o governo francez estava disposto a renunciar, temporariamente, aos pagamentos em dinheiro por parte da Allemanha. Na imprensa dos circulos officiaes começa-se a reconhecer que a Allemanha deve ser auxiliada e possivelmente compellida a por em ordem seus negocios internos afim de poder cumprir no futuro as suas obrigações. Ao que se annuncia o sr. Aristides Briand partirá para a Inglaterra no dia 18 do corrente, devendo no dia seguinte ter longa conferencia com o sr. Lloyd George, na capital ingleza.

DIVERSAS

De Florianopolis a Porto Alegre em automovel - Os nossos telegrammas annunciaram que o sr. Angelo La Porta, um dos concessionarios da Loteria de Santa Catharina, havia iniciado uma viagem de automovel de Florianopolis a Porto Alegre. O sr. La Porta partiu de Florianopolis na segunda-feira, ás 21 horas, com destino á Laguna, onde chegou ás 5 horas do dia seguinte, viajando no vapor “Max”. Em Laguna o automovel em que seria realisado o raid, que é um Ford typo commum, foi collocado em duas canoas armadas em balsa até á lagoa do Camacho onde chegou ás 11,30 horas, depois de uma viagem de cerca de 4 horas. Naquella lagoa, que fica ao sul do pharol de Santa Martha, o sr. Angelo La Porta teve de aguardar a baixa da maré, até ás 14.50 horas, hora em que iniciou a viagem pela praia. Em quatro canoas armadas em balsa, atravessou o rio acima e proseguindo a viagem , depois de 20 minutos, chegou a barra do rio Araranguá, isto ás 18.40 horas, onde pernoitou. Atravessando o Imbituba ás 9 horas, pouco tempo depois o Ford chegava a Torres. La Porta chegou aqui na capital á meia noite. Apezar de longa viagem feita, o auto Ford chegou em optimas condições, não tendo siquer si inutilisado um pneumatico. Quanto ao combustivel gasto, foi de 41/2 latas de gazolina.

TELEGRAMMAS

Escola de Musica

Bagé, 15 - Realizou-se, hontem, á noite, perante numerosa assistencia, o concurso de piano do curso medio da Escola de Musica. Apresentaram-se quatro candidatos. Hoje, durante o dia, effectuaram-se os exames de piano e canto, tendo os alumnos demonstrado grande aproveitamento. Logo á noite haverá o concerto de encerramento do anno lectivo, reinando grande espectativa. Os maestros Guilherme Fontainha e José Corsi têm sido muito cumprimentados pelo successo do concurso. Os exames são feitos pelos mesmos methodos adoptados em Porto Alegre. 

A viagem do sr. Angelo La Porta a Porto Alegre

Florianopolis, 15 - Os jornaes referem-se longamente á iniciativa do sr. Angelo La Porta fazendo viagem em automovel daqui a essa capital em poucas horas.

As Olympiadas do Centenario

S. Paulo, 15 - Parte amanhã para o Rio a delegação de athletas paulistas que vae disputar com athletas cariocas provas preparatorias das olympiadas do Centenario. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de dezembro na história

1860 - Inicia a circulação da revista Semana Ilustrada. 
1976 - Agentes da repressão matam três dirigentes do PC do B e prendem quatro, durante reunião da executiva do partido.
1989 - Morre a atriz italiana Silvana Mangano.
1990 - Acordo é assinado em Lisboa pelos países de língua portuguesa, para a unificação da ortografia.   


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895