Hidroplano do aviador De Lamare cai de um guindaste em Rio Grande ficando inutilizado

Hidroplano do aviador De Lamare cai de um guindaste em Rio Grande ficando inutilizado

Correio do Povo do dia 2 de novembro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Hidroplano do aviador De Lamare caiu de um guindaste em Rio Grande.

publicidade

Raid Rio-Buenos Aires 

Rio Grande, 1 - Sabbado ultimo, quando o Hydroplano M 9 Bis, com o qual o aviador De Lamare empreendera o raid Rio-Buenos Aires era suspenso pelo guindaste do armazem n. 6, para ser recolhido ao mesmo, resultou rebentar o estropo do arame que sustentava o apparelho. Este caiu sobre o caes, de uma altura superior a dois metros, ficando muito damnificados a banca e o castello. Nada soffreram o motor, a helice e as azas. De Lamare recebeu, no Rio de Janeiro, offerecimento de outro apparelho, para proseguir o raid daqui a Buenos Aires, rejeitando, porém. Voltará elle a Capital Federal, no primeiro vapor do Lloyd Brasileiro, afim de concertar o apparelho, pretendendo dentro de dois mezes realizar novo raid. O accidente que succedeu ao aviador De Lamare tem sido muito lamentado.

DIVERSAS

Raid aereo Rio-Bueno Aires -Conforme telegramma que publicamos em nosso serviço telegraphico, sabbado ultimo, na occasião em que o apparelho com o qual o aviador Virginius De Lamare realisava o raid Rio-Buenos Aires era içado por um guindaste do novo porto do Rio Grande, caiu de uma altura de mais de dois metros, ficando muito damnificado. O aviador patricio em telegramma dirigido ao dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, participou a s.exc., que não poderá, por esse motivo, proseguir no seu raid Rio-Buenos Aires. Respondendo a esse telegramma, o dr. Borges de Medeiros expressou ao aviador De Lamare o seu pesar, pelo desastre que assim, depois de vencidas as maiores difficuldades, veio interromper o longo raid, sem comtudo, conforme declarou s. excia., diminuir em nada o merito do arrojado piloto. Attendendo a uma solicitação do mesmo capitão-tenente, o presidente do Estado telegraphou hontem aos agentes do Lloyd Brasileiro e da Costeira, no Rio Grande, autorisando-os a fornecer passagens de primeira classe, até o Rio, por conta do Estado, ao aviador e seu auxiliar, bem como transporte para o respectivo apparelho. Conforme despacho de S. Paulo que publicamos em nosso serviço telegraphico, o aviador paulista Edu Chaves teria iniciado o raid Rio-Buenos Aires. A sua partida dali para aqui estava annunciada para hontem ou hoje. Nesta capital já se acha a gazolina necessaria para abastecer o apparelho em que viajará Edu Chaves.

TELEGRAMMAS

O regresso dos reis belgas

Lisboa, 1 - O couraçado brasileiro São Paulo, a cujo bordo regressam os soberanos belgas que haviam ido em visita ao Brasil, encontra-se a 360 milhas de distancia daqui, esperando-se que elle chegue ás 8,30 horas. Os jornaes portuguezes publicam extensos artigos apresentando bôas vindas a suas majestades.

Lisboa, 1 - Por motivo da chegada dos reis belgas foi decretado feriado nas repartições publicas.

Lisboa, 1 - O trem conduzindo o rei Alberto partiu ás 21 horas e 20 minutos. O ministro dos extrangeiros e o ministro da Belgica acompanham o soberano até á fronteira.

Lisboa, 1 - Pouco depois do embarque da rainha e do principe Leopoldo, o couraçado S. Paulo levantou ferro.

Lisboa, 1 - Á sua entrada no Rio Tejo, o couraçado brasileiro S. Paulo, foi saudado por todos os navios de guerra. Os soberanos belgas desembarcaram na praça do Commercio, sendo ali recebidos pelo presidente da Republica e pelos ministros de Estado, commissões do Senado e da Camara dos Deputados, diplomatas e autoridades civis e militares e enorme multidão.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de novembro na história

1906 - Trotsky é condenado à deportação para a Sibéria.
1913 - Nascimento de Burt Lancaster, ator norte-americano.
1948 - Harry Truman é reeleito presidente dos EUA.
1956 - Crise de Suez: Israel ocupa a Faixa de Gaza.
1978 - Criação do Comitê Brasileiro pela Anistia. 
1998 - Morte de Jovelina Pérola Negra, cantora e compositora brasileira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895