Igrejas na Rússia terão bens confiscados para combater crise de fome no país

Igrejas na Rússia terão bens confiscados para combater crise de fome no país

Correio do Povo do dia 24 de março de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Para socorrer os russos famintos, o patrimônio das igrejas foi confiscado.

publicidade

O problema russo

Vão ser confiscados os thesouros das egrejas para soccorrer flagelados

Moscou, 22 - O governo do soviet está inclinado a metter mãos a obra no confisco dos valores dos templos para empregal-os em beneficio dos flagellados. Nesse sentido, ao que se diz aqui, os comitês provinciaes vão promover uma campanha anti-religiosa, que torne opportuna qualquer medida sobre o confisco. Esse plano, alíás, talvez não seja necessario, pois a tendencia entre os proprios religiosos é a de fornecer a obra de soccorros ás populações soffredoras, com o emprego dos proprios valores. O confisco, aliás, já vem sendo discutido de certo tempo, sem necessidade de qualquer campanha anti-religiosa.

DIVERSAS

La Nacion e o Centenario da Indepencia - La Nacion, o grande orgão da imprensa platina, que tão continuas e expressivas provas tem dado de sua fidelidade á poltica de approximação brasileiro-argentina, vae prestar ao nosso paiz, por occasião do Centenario da Independencia, uma homenagem de grande significação. Publicará aquella folha, a 7 de setembro do anno corrente, um numero especial, constituido de muitas centenas de paginas, dedicado ao Brasil. Trata-se de um trabalho de vulto e que constituirá, sem duvida, a maior homenagem da cultura argentina ao nosso paiz, feita pelo orgão mais representativo da sua opinião.

O municipio de Torres - O ultimo relatorio do intendente de Torres traz interessantes informações sobre a situação em que se encontra aquelle municipio. O recenseamento effectuado no anno de 1900 deu-lhe uma população de 6.975 habitantes, sendo 3.850 no 1º districto; 1742, no 2º , e 1 183, no 3º. Actualmente o municipio de Torres conta 11.355 habitantes, sendo 5.666 no 1º districto; 3.260 no 2º, e 2.429 no 3º. Em 20 annos cresceu quasi no duplo, apesar de muitas familias de agricultores haverem transferido suas residencias para as uberrimas zonas do Sertão e Sombrio, entre os rios Mampituba, Gloria (Rio Verde) e Araranguá.

TELEGRAMMAS

A presidencia do Estado - Apoio á reeleição do dr. Borges de Medeiros

Bagé, 23 - Sob o titulo o telegramma de Bagé - “O Dever” commenta a attitude do partido republicano local a proposito do telegramma dirigido á “Federação” , apoiando e solicitando aos demais municipios pronunciamento pró-reeleição do dr. Borges de Medeiros á presidencia do Estado. O sr. Fanfa Ribas, director do “Correio do Sul” promette analysar aquelle telegramma. O dr. Pires Porto, intendente de Lavras, dirigiu ao “Dever” o seguinte telegramma: “Este municipio levará ás urnas na proxima eleição para presidente do Estado a candidatura do dr. Borges de Medeiros.”

Começou a vindima

Caxias, 23 - Teve inicio a vindima, que, alem de ser abundante, promette vinhos de optima qualidade.

O centenario da independencia 

Rio, 22 - Dentre os varios numeros constitutivos das grandes festas commemorativas do centenario da independencia do Brasil, contam-se exposições de arte retrospectiva.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 24 de março na história

1905 - Morre o escritor francês Jules Verne.
1921 - Começa a primeira olimpíada feminina, em Montecarlo.
1976 - Isabelita Perón, viúva de Juan Domingo Perón, é deposta da presidência da Argentina, por golpe militar.
1997 - Morre o diretor de televisão Walter Clark Bueno.
1999 - Otan entra na guerra do Kosovo, com ataques aéreos.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895