Ilustres alemães e associações criticam postura dos Aliados na Conferência de Londres

Ilustres alemães e associações criticam postura dos Aliados na Conferência de Londres

Correio do Povo do dia 8 de março de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Von Simons, chefe da delegação alemã na Conferência de Londres (E).

publicidade

A conferencia de Londres - A marcha das negociações

Berlim, 6 - Certo numero de associações, principalmente a Federação Patronal das Industrias e Federação Agricola, e a Associação dos Commerciantes Allemães telegrapharam ao sr. von Simons, chefe da delegação alemã, á conferencia de Londres, pedindo-lhe que não ceda ás imposições que os alliados pretendem fazer na Allemanha.

Berlim, 6 - O conhecido publiscista allemão, sr. Theodor Wolf, analysa no “Berlinger Tageblatt” a presente titulação. Depois de repetir que as decisões da Conferencia de Paris são inaceitaveis, diz que as sommas propostas pelos allemães não differem muito do total das sommas propostas pelos alliados, por quanto, segundo é corrente nos meios divergentes com os juros, attingiram a 130 bilĩliões, mais ou menos. Entretanto, as negociações serão completamente inuteis si os alliados não quizerem discutir.

DIVERSAS

Illuminação electrica - A illuminação nos arrabaldes é feita pela usina electrica municipal, que, a 1 hora, cessa por completo o fornecimento de energia, deixando ás escuras as casas e ruas. Isso se observa no arrabalde de S. João, onde ha casas que tem pessoas enfermas e que ficam privadas de luz.

Cooperativa de Consumo dos Operarios - Mais uma concorrida sessão de assembléa geral desta Cooperativa realisou-se ante-hontem no Salão Ruy Barbosa, á rua Casemiro de Abreu , esquina da Esperança, gentilmente cedido pelo seu proprietario. Foram discutidos varios assumptos de capital importancia, entre elles o projecto de orçamento da provavel receita e despeza desta Cooperativa, apresentado pela commissão que foi designada na sessão anterior. Este trabalho, que muito agradou, foi approvado com pequenas alterações. Foram designadas duas commissões, sendo uma para apresentar orçamento da despeza com a installação de luz, moveis, etc., para o respectivo armazem e outra para se entender com os proprietarios do predio escolhido e combinarem as condições de locação do mesmo. Estas commissões deverão apresentar seus trabalhos na proxima quinta-feira, 10 do corrente, ás 19 horas (7 da noite), no mesmo local, onde se realisará outra sessão de assembléa local.

Associação Rio-Grandense de Imprensa - Hoje, realisar-se-á, ás 19 1/2 horas, uma sessão da directoria da Associação Rio-Grandense de Imprensa.

TELEGRAMMAS

Campanha contra os charlatões

S. Paulo, 7 - O serviço sanitário do Estado está agindo, com rigor, contra os medicos, pharmaceuticos e parteiras que exercem as respectivas profissões sem o necessario diploma. Essa campanha tem merecido applausos de toda a imprensa local.

Sociedade de Medicina e Cirurgia

S. Paulo, 7 - Será empossada, hoje, com solemnidade, a nova directoria da Sociedade de Medicina e Cirurgia, recentemente eleita. Esse instituto scientifico está completando hoje 27 annos de existencia.

Monumento ao general Osorio

Montevidéo, 6 - Continúa obtendo exito a subscripção aberta, pela colonia brasileira aqui domiciliada, afim de contribuir para a erecção do monumento do general Manoel Luiz Osório, em Porto Alegre.

Luta entre nacionalistas e socialistas

Roma, 6 - O jornal “Il Tempo” annuncia em despacho de Florença que se deram hontem graves incidentes nos arrabaldes daquella cidade, principalmente na estrada de Pontena. Nessa estrada foram disparados tiros de canhão contra as barricadas levantadas pelos grevistas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de março na história

1857 - Durante a greve das tecelãs da Cotton, em Nova Iorque, pela jornada de 10 horas, o patrão provocou um incêndio que matou 129 mulheres. Este fato originou o Dia Internacional da Mulher. 
1904 - Início das obras da Av. Central (atual Rio Branco), no centro do RJ.
1949 - David Ben Gourion promulga primeira Constituição de Israel.
1979 - Khomeini obriga as mulheres a usarem o shador (o véu no rosto).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895