Indignação popular toma conta em Roma em razão das lutas entre fascistas e comunistas

Indignação popular toma conta em Roma em razão das lutas entre fascistas e comunistas

Correio do Povo do dia 16 de novembro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

As lutas entre fascistas e comunistas aterrorizaram Roma.

publicidade

Os successos da Italia - A luta entre fascistas e communistas 

Roma, 15 - É geral a indignação popular pelo facto de haver sido implantado o terror nesta capital, durante alguns dias, devido ás lutas entre fascistas e communistas. No correr desses acontecimentos foram mortas 6 pessoas e sairam muitas feridas, sendo interrompido o trafego e o commercio e supensos os jornaes. Por fim, algumas folhas ainda appareceram, fazendo éco á colera popular, especialmente quanto á attitude dos fascistas que obrigavam os transeuntes a tirar o chapéo quando passavam as suas bandeiras, e commettiam outras arbitrariedades. Devido a isso elles perderam muito das sympathias que o povo lhes tributava.

DIVERSAS

A peste bubonica e a febre - Segundo relatorio que o dr. Ricardo Machado, director da Directoria de Hygiene, apresentou ao dr. Protasio Alves, secretario do Interior, a occorrencia do maior relevo durante o anno de 1920 foi a penetração no Estado da peste bubonica. Veiu esta pela fronteira norte, descendo a linha ferrea, desde outros Estados até o centro do Rio Grande; pela fronteira oeste, entrando por Uruguayana, onde teve começo a epidemia. 

A successão presidencial - Hontem, ás 19 horas, como havia sido noticiado, o Comité Pró Nilo-Seabra, realizou, na praça Senador Florencio, um comicio de propaganda daquellas candidaturas á presidencia e vice-presidencia da Republica. Da sacada do Grande Hotel (velho) falaram os academicos Livio Santos, Itiberé Moura, Olavo Pereira dos Santos e Alfredo Lucena, cujos discursos foram applaudidos pelo povo que estacionava no local. Cerca das 20 horas dissolveu-se o comicio, por entre vivas aos candidatos da dissidencia e ao dr. Borges de Medeiros. 

Incidente devido ao trafego de bondes - Hontem, depois da passeata collegial, ás 11 horas, foi determinado que os bondes não trafegassem mais pela rua dos Andradas. Essa ordem deu margem a que surgissem protestos e contra-protestos.

TELEGRAMMAS

Exposição-feira de Bagé

Bagé, 15 - Ultimam-se os preparativos para a inauguração, ás 14 horas de hoje da exposição-feira, promovida pela Associação Rural de Bagé e auxiliada pelos governos federal, estadoal e municipal. Apezar de difficuldades de momento, são esperados grandes resultados do certamen, no qual serão expostos excellentes produtos pastoris. A imprensa local se manifesta lisongeiramente sobre a importancia da actual exposição, tecendo rasgados elogios aos que trabalharam para a sua realisação. 

Sociedade Catharinense de Lettras

Florianópolis , 14 - Realizar-se-á amanhã a inauguração da Sociedade Catharinense de Lettras, Irá comparecer o mundo official.

O fallecimento da princeza Izabel

Paris, 15 - Logo que foi recebida a noticia da morte da princeza Izabel, condessa d’Eu, o embaixador do Brasil, sr. Gastão da Cunha, telegraphou ao conde d’Eu dando os pezames commovido da embaixada. No edificio desta, foi hasteado o pavilhão nacional, em funeral. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 16 de novembro na história

1904 - Revolta da vacina no Rio de Janeiro. Com Estado de Sítio de quatro meses, cai o último reduto de resistência.
1922 - Nasce o escritor José Saramago.
1917 - Durante a Revolução Russa, bolcheviques chegam a Moscou. 
1960 - Morre o ator Clark Gable. 
1992 - Comunistas voltam ao poder na Lituânia.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895