Itália aprova crédito para participação do país na Exposição do Centenário da Independência

Itália aprova crédito para participação do país na Exposição do Centenário da Independência

Correio do Povo do dia 23 de maio de 1922, terça-feira, noticiava:

Renato Bohush

Pavilhão da Itália na Exposição do Centenário da Independência, RJ.

publicidade

O Centenario da Independencia - A representação da Italia na Exposição

Roma, 22 - A Camara dos Deputados approvou o projecto de lei abrindo o crédito de 6 milhões de liras para a participação da Italia na Exposição Internacional do Rio de Janeiro. 

Roma, 22 - Causou geral satisfação o projecto de lei que manda abrir crédito para a participação da Italia na Exposição Internacional com que o Brasil commemorará o primeiro centenario de sua independencia, posto que muitas pessôas acreditem que 6 milhões de liras não serão bastantes para assegurar uma representação condigna e conveniente aos multiplos interesses do paiz na grande Republica sul-americana. 

DIVERSAS 

A estrada de Canoas - Não obstante já termos feito referencias, ha dias, ao pessimo estado em que se acha a estrada de rodagem entre esta capital e a visinha povoação de Canoas, pedem-nos chamemos ainda para o caso a attenção dos poderes competentes. O transito por aquella estrada se torna dia a dia mais difficil e, ao que nos informam, ficará interrompido se sobreviver uma temporada de chuvas. São de urgencia, portanto, os reparos na referida via de communicações. 

Navegação fluvial e lacustre - O presidente do Estado approvou o projecto de rectificação das Voltas Miudas, no rio Gravatahy, apresentado pelo chefe da commissão de melhoramentos da Navegação Fluvial e Lacustre, para completar os melhoramentos daquella via navegavel, entre o Passo das Canoas e esta capital. 

Pró Flagellados da Armenia - Da senhorita Julia Canini, a Associação Christã de Moços recebeu mais 138$ destinados a auxiliar os armenios, perfazendo assim um total de 403$000, que a pequena villa de Garibaldi, por sua propria iniciativa, tem generosamente contribuido para esse fim. Como se sabe, no anno findo a Associação Christã de Moços recebeu e enviou contribuições para os necessitados da Allemanha, Austria, Armenia, Polonia, Russia e China. 

TELEGRAMMAS

A matança nas xarqueadas São Carlos e Novo Quarahy

Quarahy, 20 - A xarqueada S. Carlos, arrendada á firma Souza Prates, Conceição & Cia., que começou a matança a 5 de abril, abateu até hoje 13.000 cabeças, pretendendo matar 25.000. A mesma xarqueada vendeu hontem 4.000 couros e o xarque de 5.000 rezes. A xarqueada Novo Quarahy abateu ate hoje 8.315 cabeças. 

O tratado polaco-allemão relativo á Alta Silesia 

Genebra, 22 - Foi apresentada á secretaria geral da Liga das Nações, nesta cidade para o devido registro, o tratado polaco-allemão, que põe termo á controversia mantida pelos dois paizes a respeito da Alta Silesia. Diz-se que este tratado é o mais longo dos até agora recebidos pela Liga. Tal documento contem seiscentos e um artigos e é mais extenso que o pacto de Versailles, que pôz termo á conflagração européa. Considera-se o actual tratado russo-polaco como uma das grandes victorias da Liga das Nações, sendo o resultado de seis mezes de negociações entre allemães e pollacos. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de maio na história 

1945 - PCB e Prestes reúnem 100 mil pessoas no estádio de São Januário.
1960 - Nazista Adolf Eichmann é raptado na Argentina, por israelenses. 
1962 - O filme “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, ganha o prêmio Palma de Ouro, em Cannes.
1992 - Assassinato de Giovanni Falcone, juiz italiano que combateu a máfia. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895