Italianos e russos divergem no Congresso Socialista de Livorno

Italianos e russos divergem no Congresso Socialista de Livorno

Correio do Povo do dia 20 de janeiro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Delegados que participaram do Congresso Socialista de Livorno.

publicidade

O Congresso Socialista de Livorno - As sessões continuam tumultuosas

Roma, 18 - Informam de Livorno, que, no Congresso Socialista ali reunido, o sr. Lazzari proferiu longo discurso, sustentando a necessidade de manter a unidade do partido, no qual se notam divergencias profundas. Observou que os socialistas italianos aceitavam o programma da Terceira Internacional, mas com a convicção de que jamais poderão renunciar á liberdade de pensamento, que é uma conquista do genio latino, como os communistas russos lhes pretendiam impor, por estarem mal informados da real situação do espirito italiano. Esse discurso teve calorosa approvação mesmo por parte do leader dos moderados, sr. Turati. O voto decisivo do Congresso deve ser proferido, hoje, mas, não resta duvida que a unidade do partido será mantida, deixando os extremistas a responsabilidade de abandonal-o, como assim o entendam.

DIVERSAS

A gréve do porto de Santos - A gréve do porto de Santos, que ainda perdura, tem acarretado ao commercio local prejuizos de não pequena monta. Varias firmas desta praça em fins de novembro haviam para ali embarcado mercadorias, em transito para portos europeus e as quaes, em consequencia da gréve, não puderam ser embarcadas, ficando ali retidas, ha cerca de dois mezes. Agora, as firmas europeas acabam de pôr essas mercadorias á disposição, causando isso não pequenos prejuizos aos exportadores locaes.

“Raid” aereo Rio-Buenos Aires - O tenente do Exercito argentino Salina Gomez, continuou, hontem, na sua missão de preparativos para receber o aviador Hearne que, como já noticiámos num apparelho “Sva”, pretende fazer o “raid” aereo Rio-Buenos Aires. Não havendo gazolina adequada para abastecel-o, o referido aviador não poderá esta semana realisar esta prova. O aviador Edu Chaves cedeu-lhe a gazolina que deixara aqui, mas esta não é suficiente, pois para os tanques do “Sva” são necessarias 15 caixas. O tenente Salina Gomes, que se acha hospedado no Grande Hotel, tem sido ali muito visitado. Hontem, esteve elle em visita ás autoridades civis e militares.

Objectos perdidos - O sr. Theobaldo Pereira, depositou em nosso escriptorio uma bolsa, encontrada á rua Riachuelo. Entregamos uma chave e um lenço a d. Josefina Cuydoro, que havia sido depositada nesta folha.

TELEGRAMMAS

As terras devolutas da zona do Contestado

Florianopolis, 19 - A “Republica” publica, em sua edição de hoje, pareceres dos advogados Clovis Bevilacqua, conde Afonso Celso, Accacio Moreira e desembargador Souza Dantas, demonstrando unanimemente, que o Estado de Paraná não podia vender as terras devolutas existentes na zona do ex-Contestado. Accrescentam aquelles juristas que após a sentença do Supremo Tribunal Federal decidindo a questão favoravelmente aos catharinenses, as vendas pelo Paraná, das terras devolutas do Ex-Contestado são actos irregulares que este Estado, pelos termos do accordo, não é obrigado a respeitar. Todos os advogados consultados pelo dr. Hercilio Luz são unanimes em contestar os direitos do Paraná em relação a essa questão.

Greve de operarios da imprensa

Lisboa, 18 - Devido á carestia geral, que vae creando cada vez maiores difficuldades á vida, os operarios da imprensa declararam-se em gréve. Os jornaes insistem em affirmar que não podem supportar maiores despezas. Alguns matutinos suspenderam a publicação, devido a paralisação.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 20 de janeiro na história

1890 - Hino Nacional, de Francisco Manuel da Silva, é oficializado.
1937 - Franklin Roosevelt toma posse para o segundo mandato.
1941 - Criação da FAB e do Ministério da Aeronáutica. 
1951 - Inauguração da TV Tupy do Rio de Janeiro.
1983 - Morre no Rio de Janeiro, o ex-jogador do Botafogo, Garrincha.
1993 - Bill Clinton assume a Presidência dos Estados Unidos. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895